A estação mais fria do ano começou segunda-feira, 21, à 0h32min e se caracteriza pela permanência das áreas de instabilidade, atrelada a alta umidade relativa do ar. A temperatura se mantém amena, com máximas abaixo de 20 graus e noites não tão frias.
Sem a incursão de uma massa de ar gelado e seco, o sol pouco aparece, figurando dias de tempo cinzento e maior nebulosidade. Precipitações de baixa intensidade e áreas com neblina são esperados nos próximos dias.
A chuva em maior volume deve ocorrer a partir de quinta-feira, 24, quando áreas de instabilidade ganham força. Há risco de temporais isolados e precipitações acima de 40mm. Para o fim de semana, previsão de mais chuva.
O ingresso de novo ar polar está previsto na virada do mês. Julho deve iniciar com temperatura mínima próxima de 0°C na região alta do Vale do Taquari.
Frio acima da média
Análise da MetSul indica frio acima da média e chuva abaixo do habitual para os próximos meses. Esse cenário ocorre sem atuação dos fenômenos El Niño ou La Niña. “O quadro atual é de neutralidade absoluta e se mantém durante a estação”, explica a meteorologista Estael Sias.
A transição de períodos quentes para frios pode trazer risco de tempo severo na forma de temporais com vento forte e granizo. Agosto e setembro, quando se espera maior incidência de ar quente, tendem a ser os meses de maior risco de temporais e episódios de tempo severo.
Conforme boletim da MetSul, a tendência não é de um inverno muito rigoroso, que se caracteriza por frio intenso constante ou quase permanente, apesar da probabilidade de períodos frios de longa duração.
Há uma possibilidade maior de episódios de frio intenso em agosto e setembro com risco agravado de geada tardia no final do inverno e no começo da primavera, o que pode trazer prejuízos para a agricultura.
“A alternância de calor e frio é maior nos meses de agosto e setembro, o que tende a levar a bruscas mudanças de temperatura com vento e não raro com tempestades severas”, acrescenta Estael.
Neve e geada
Em agosto do ano passado foi emitido alerta para possibilidade de neve no Vale do Taquari. O fenômeno não se confirmou, sendo a mais recente incidência em 1984, com registros fotográficos na nevasca em Sério.
“A neve é fenômeno que somente pode ser previsto em curto prazo, dias ou horas antes, mas em anos passados que tiveram características similares às que se prevê houve maior propensão para eventos de neve no estado”, comenta a meteorologista da MetSul.
Já em relação a geada, ocorrerá mesmo com incursões de ar frio mais fracas, sendo de maior intensidade no mês de julho. Para agosto e setembro, maior frequência na formação de geada que o habitual na segunda metade do inverno gaúcho.
Previsão do tempo
Terça-feira: O dia apresenta o predomínio da nebulosidade na região. Mas, gradativamente o tempo melhora, podendo ocorrer intervalos com aberturas do sol. As temperaturas não variam muito ao longo do dia, ficando amenas na maior parte do período.
Mínima: 12°C / Máxima: 16°C
Quarta-feira: O dia começa com sol e nebulosidade variável. Mas, ao longo do período, instabilidades avançam sobre parte do estado e provocam o aumento da nebulosidade, que pode resultar em pancadas de chuva.
Mínima: 12°C / Máxima: 22°C