“Esse título é muito maior que um simples concurso”

Abre aspas

“Esse título é muito maior que um simples concurso”

Gisa Schmidt da Silva, 17, é natural de Porto Alegre, mas mora em Lajeado. Recentemente participou do primeiro concurso de beleza e conquistou o título de Musa Top Beleza Negra Brasil 2020/21

Por

“Esse título é muito maior que um simples concurso”
(Foto: Arquivo Pessoal)
Lajeado
Imec - Lateral vertical - Final vertical

O que te motivou a participar e estar nesse mundo da beleza?

Estava no meio de um ensaio e uma amiga, que também atua como modelo, mandou o link explicando tudo e dizendo que pensava que eu poderia participar. Eu estava com a minha câmera, iniciando os projetos de fotografia em estúdio e pensei que seria uma ótima ideia para treinar o trabalho e me desafiar com a questão da beleza. Pensei em colocar a cara a tapa participando do concurso porque queria muito realmente participar de algo diferente. Estava em um momento que queria algo diferente, me arriscar. Poderia não ter ganhado e já estava muito feliz em ter participado. Foi muito legal, vou guardar sempre no meu coração.

Como é representar e conquistar um título de concurso da beleza negra?

Representar e conquistar esse título é muito maior que um simples concurso e uma vitória. É uma chave de ouro para um processo de elevação da autoestima, de confiança no meu trabalho, de confiança em mim mesma, de todas as questões. Muito tempo atrás não podia ver uma câmera que eu saia correndo, hoje sou fotógrafa e ganhei um concurso de beleza. […] Eu me sinto muito honrada e grata porque eu sempre lutei pelas pessoas, não só pela cultura negra, mas por todo mundo porque todos merecem respeito, espaço de voz. Já passou da hora das pessoas entenderem que vamos ficar, que vamos ter voz e que mais concursos e oportunidades vão aparecer. Vão ter que nos respeitar e aceitar porque somos gente como todo mundo e merecemos respeito. É um dever muito grande, estou carregando um título que preciso honrar.

Afora o concurso, quem é a Gisa? O que você faz?

Sou fotógrafa, montei minha empresa Gisa Fotografia na pandemia, comecei com uma câmera pequena tirando fotos com os meus amigos. Hoje, já tenho minhas camisetas, a agenda cheia de ensaios e um estúdio com iluminação, tudo ralando com meu próprio suor e é algo que me orgulho muito. Sou uma pessoa que agora tem a maior felicidade do mundo que é estar feliz. É a melhor fase da minha vida, mesmo em meio a esse período caótico que vivemos. Essa Gisa é confiante, que tem certeza que pode fazer as coisas que é só lutar e se cair no chão vai se levantar, limpar os machucados e bola pra frente conquistando o que ela quiser e o que pode. Essa Gisa vai muito longe. Não posso deixar de agradecer a Conceito Produções por todo o apoio que deram durante todo o concurso, que sempre nos trataram muito bem.