Antes mesmo de ser inaugurado, o Cristo Protetor de Encantado já “enche os olhos” daqueles que o veem e desperta expectativas sobre o futuro da região depois que a obra estiver finalizada. Em processo de captação de recursos para viabilizar o término da construção da estátua, previsto para novembro, o próximo passo é pensar na infraestrutura para receber turistas de todo o mundo.
Os próximos meses de trabalho serão para terminar a roupagem e, mais tarde, será instalado o elevador com 34 metros de altura até o coração do Cristo, onde haverá um vidro para possibilitar uma visão panorâmica do Vale e do Rio Taquari.
Segundo o integrante da Associação Amigos de Cristo, Rafael Fontana, existem diversas ações planejadas para o local e um grupo de engenheiros estuda a melhor forma de construir a estrutura do entorno. Ele também ressalta a necessidade de preparar a cidade e região para receber visitantes. “Tivemos uma repercussão grande fora do país, em Londres, na Irlanda, Estados Unidos, Argentina. As pessoas não vão ficar só em Encantado, vão ficar em toda a região, é uma oportunidade para todos. Acreditamos que em um raio de 40 km, é possível que os locais recebam visitantes”, comenta.
Fontana acredita que hotéis, pousadas, bares e restaurantes serão beneficiados, além dos produtores locais que terão oportunidade de apresentar aos visitantes, os produtos feitos no Vale. “O Cristo fica posicionado de frente para o Vale, de frente para o Rio Taquari que dá nome à nossa região e elege o nosso Vale como o 3º mais fértil do mundo. Exporta alimentos para diversos países. Isso também vai fortalecer as marcas e produtos regionais”, ressalta.
Município preparado para receber o turismo
Segundo o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, o município ficará responsável pela pavimentação do trajeto que dá acesso ao Cristo e busca apoio com o Governo do Estado e emendas parlamentares para viabilizar a obra. Ainda não há previsão para o início da pavimentação.
Calvi comenta sobre a repercussão imediata do projeto e acredita nas consequências positivas que o Cristo trará para Encantado. “Estamos planejando e estudando como vamos nos preparar para receber os visitantes da melhor forma possível. Queremos gerar empregos e dar oportunidades para novos negócios e, assim, alavancar a economia do município e melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, afirma.
Além disso, serão realizados encontros de qualificação e capacitação com empresários e donos de estabelecimentos a fim de preparar a região para receber o turismo.
Caminhos de peregrinação
Também existem estratégias internas e roteiros que buscam ligar o Cristo Protetor a outros atrativos turísticos do município e região. Entre elas está a iniciativa da Amturvales na organização de trajetos com destino ao monumento. A ideia inicial é criar um caminho com cerca de 150 km, a fim de possibilitar aos peregrinos uma experiência turística e espiritual semelhante ao famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
Pousadas, hotéis ou casas de famílias serão pontos de apoio a cada 25 km do trajeto e a proposta, além do turismo religioso, é um caminho de autoconhecimento e saúde.
“Temos muitos adeptos a este estilo de turismo. Temos um grupo de 21 pessoas que fizeram caminhos de peregrinação pelo mundo, onde compartilhamos ideias para trazer a proposta ao Vale”, explica o presidente da Amturvales, Leandro Arenhardt. O grupo tem uma reunião programada para o próximo dia 21 e a expectativa é que o trajeto seja inaugurado junto com a estátua do Cristo Protetor de Encantado, no fim deste ano.
Próximos passos
- Término da roupagem do Cristo previsto para quatro meses;
- Instalação do elevador com 34 metros de altura até o coração do Cristo;
- Inauguração da estátua em novembro;
- Construção de estrutura para receber turistas no entorno da estátua;
- Início das obras de pavimentação que darão acesso ao Cristo;
- Encontros para qualificar a região para receber o turismo.
LEIA MAIS:
“Isso vai ser uma semente de renovação do turismo do estado”
Braços e cabeça de Cristo Protetor são içados em Encantado
Cristo de Encantado gera debate entre prefeitos no Instagram