“Estamos conseguindo começar a atender nossa população, mesmo que aos poucos”

Imunização

“Estamos conseguindo começar a atender nossa população, mesmo que aos poucos”

Remessa chegou à 16ª Coordenadoria Regional da Saúde na manhã de segunda-feira, 25, e se refere a lote da vacina Oxford/Astrazeneca

“Estamos conseguindo começar a atender nossa população, mesmo que aos poucos”
(Foto: Arquivo A Hora/Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

Depois do início da imunização contra a Covid-19, na semana passada, com a Caronavac, uma vacina de outro laboratório passa a fazer parte do plano de vacinação no Vale do Taquari.

O lote do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca chegou à região na manhã desta segunda-feira, 25. Na tarde do mesmo dia, os municípios atendidos pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) começaram a retirar as doses.

No total, a regional recebeu 2,7 mil doses, que foram trazidas de Porto Alegre por um veículo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado. Para o coordenador da 16ª CRS, Edegar Cerbaro, a chegada deste segundo lote à região mantém o clima de esperança na comunidade. “Estamos conseguindo começar a atender nossa população, mesmo que aos poucos. Cada pessoa vacinada é muito importante”, comenta.

Até o fim da tarde de segunda-feira, 24 municípios da região retiraram os imunizantes a que tem direito, totalizando 2.450 doses da AstraZeneca já distribuídas pela Coordenadoria. Os outros 13 municípios devem retirar as doses no início da manhã de hoje, 26. Questionado sobre como será o controle do processo de imunização, visto que a partir de agora a região conta com vacinas produzidas por dois laboratórios, Cerbaro esclarece. “Existe um programa que é atualizado com diversas informações, é tudo feito a partir de informações pessoais, como o CPF. Sabemos até se a vacina foi feita no braço direito, ou no esquerdo. É tudo bem identificado, para que as pessoas recebam a segunda dose no prazo certo e para que não aconteça nenhum erro nesse processo ”, finaliza.

LEIA MAIS: Biomédica fala sobre a mutação do coronavírus em Manaus

Vacinação em Lajeado

O município de Lajeado recebeu 870 doses da AstraZeneca, que foram retiradas na tarde de ontem, 25. De acordo com a administração municipal, Lajeado vai seguir nesta semana a imunização dos grupos prioritários. Na quinta-feira está previsto o início da vacinação dos indígenas e também a conclusão das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Já os trabalhadores da área da saúde estão sendo vacinados aos poucos e ainda não foi apurado o percentual específico.

LEIA MAIS: “É a luz no fim do túnel”

Novo lote da CoronaVac

Uma nova remessa com 53,4 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira, 25. Essas doses pertencem ao novo lote de 4,1 milhões, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira, 22. Para distribuição imediata em todo o país, o Butantan liberou 900 mil doses. A 16ª CRS ainda não foi informada de quantas doses receberá desse lote.

Acompanhe
nossas
redes sociais