A expectativa com a votação do Plano Diretor foi abordado no programa Frente e Verso da manhã de hoje. Com estudos inciados em março de 2017, o projeto levou dois anos para ser elaborado e está na câmara de vereadores desde 9 de abril de 2019.
Secretário de Planejamento, Giancarlo Bervian mostrou confiança na aprovação do projeto. Em entrevista na Rádio A Hora, lembrou dos dois anos de “trabalho exaustivo” para elaboração da proposta.
Uma empresa foi contratada para identificar problemas e soluções na cidade. As ideias foram discutidas com entidades e em mais de 30 audiências públicas com a população lajeadense. “Foi tudo estudado e pensado. É importante que se leve em consideração esse trabalho”, defende.
Bervian também falou sobre as 62 emendas apresentadas pelos vereadores – situação que motivou adiamentos da votação. Conforme ele, 14 emendas foram acolhidas pelo Executivo.
Cota de enchente
Bervian também abordou a cota de enchente previsto no projeto do Plano Diretor em 27 metros. A medida é menor que os 27,39 metros registrados no Porto de Estrela na enchente histórica de julho de 2020.
Bervian defende a impossibilidade de alterar o nível sem analisar as implicações dessa mudança. Para ele, é necessário aprovar o projeto e, futuramente, realizar um estudo para definir medidas em pontos específicos da cidade, tratando da cota de enchente em zoneamentos.
Ouça a entrevista completa no link: