Combate Vitorioso dos Colonos de Santa Clara completou 125 anos

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Combate Vitorioso dos Colonos de Santa Clara completou 125 anos

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Junho de 2020 às 09:16

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O orgulho do povo de Santa Clara do Sul é falar do Combate Vitorioso ocorrido em 28 de maio de 1895, há 125 anos. Os colonos santa-clarenses liderados pelo comandante Coronel José Diel e o sub-comandante Capitão Nicolau Klein, botaram a correr o grupo armado dos Maragatos. Na luta sangrenta aconteceram baixas apenas do lado dos invasores. Os homens valentes de Santa Clara defenderam com firmeza e garra seu patrimônio e sua gente. A contenda recebeu um memorial em lugar de destaque da cidade. Os líderes e outros combatentes foram homenageados com nomes de ruas e são reverenciados com honras e respeito pelo grande feito histórico.

O genealogista Rafael Henrique Lenhard dedicou-se na pesquisa do Combate Vitorioso de Santa Clara do Sul. Ele conversou por diversas vezes com Lauro Anschau, de 94 anos, que mantém viva a história através dos relatos que ouviu do avô Reinoldo Goergen, um dos combatentes. “Ele recorda aquilo que seu avô lhe contou, tudo o que foi vivido naquele combate”, escreveu Lenhard.

Anschau guarda um exemplar do livro Der Maragatenkrieg (Guerra dos Maragatos), que recebeu de presente do autor padre Alberto Träsel. Ele também muito fez para preservar a história dos primórdios de Santa Clara do Sul.

A pesquisa do Rafael Lenhard está publicada no Blog dele que pode ser acessada no endereço: https://rafaellenhard.blogspot.com/2019/05/combate-vitorioso-dos-colonos.html?m=1
Lenhard também se dedica à pesquisa da genealogia de famílias alemãs. A intenção dele é publicar um livro sobre os Lenhard. Os contatos podem ser pelo facebook ou e-mail: rafaelhelenhard@gmail.com


Darcilo Bald

Faleceu de infarto sábado, dia 30, o topógrafo e agrimensor Darcilo Inácio Bald, aos 71 anos, morador de Santa Clara do Sul. Era casado com Marlene e tiveram dois filhos, Rodrigo e Fabrício. Darcilo e os filhos administravam duas empresas, a Bald Tografia e Arquitetura com sede em Lajeado e a Imobiliária Santa Clara, com atuação em Santa Clara do Sul. Ao longo dos 45 anos de atuação como topógrafo mediu muitas propriedades rurais e loteamentos, especialmente em Lajeado e Santa Clara do Sul. Conforme o filho Rodrigo, “o pai contava que na Avenida Alberto Müller, no Alto Parque, ele teria passado a primeira vez de facão para abrir um trilho para fazer as medições”. O mesmo ocorreu em muitas outras vias públicas que ele fez o serviço de topografia, entre as quais a avenida Benjamin Constant em Lajeado e a avenida Emancipação em Santa Clara do Sul, onde fez a doação do terreno para a construído o Centro Administrativo Municipal. Ele também integrou a Comissão Emancipacionista de Santa Clara do Sul.


Coronavírus suspendeu festa de bodas

Casal Ana Romi (72) e Ivo Aloísio Dortzbach (80) completaram sábado passado 50 anos de casados. O convite para comemorar as Bodas de Ouro já estava pronto. Chegou o Coronavirus e acabou com a festa. A festividade iria ocorrer no ginásio de esportes do bairro Floresta, onde a família reside. Além dos quatro filhos e cinco netos, uma lista de parentes e amigos constava entre os convidados. Com as devidas precauções, os filhos fizeram uma comemoração surpresa sábado, à noite. “Fazia dois meses que nós não estávamos indo na casa dos pais. Foi um encontro emocionante”, relatou a filha Fernanda.


Van Gogh saiu da Bento

O atelier do artista plástico Sílvio Farias encerrou suas atividades na rua Bento Gonçalves, 1145. A estátua de Vicent Van Gogh foi retirada do local. “Fechamos por não podermos dar aulas por enquanto. Aproveitaremos este período para procurar um novo endereço, em lugar ainda incerto. Pretendemos voltar assim que tudo se acalmar, em um local bem bonito e aconchegante para nossas peças de arte e também para atender os alunos”, comentou Farias. “O Van Gogh saiu da esquina, vai ficar recluso em quarentena, depois ressurgirá em outro ponto”, brincou.

Nas redes sociais, Silvio Farias, declarou que “desde criança, sei que amo a arte, sabia o que eu seria capaz de fazer por ela, mas não tinha a menor ideia, do que ela faria por mim. Sem demagogia, do fundo do meu coração, ter o apoio, a amizade e o carinho de tanta gente, faz valer tudo que passei, pra chegar até aqui. A arte me cobrou e deu muitas coisas, mas conhecer, conviver e dividir isto com as pessoas, é a melhor parte. Obrigado pela compreensão por este período de transição”.


Semana Farroupilha

A Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (AMTG) promoveram reunião para organizar a 2ª Semana Farroupilha de Lajeado. O início do evento está previsto para 13/09. Estiveram presentes, além dos organizadores, representantes do Piquete Armada Nativa, dos CTGs Bento Gonçalves, Tropilha Farrapa, Querência do Cedro e Entrevero Charrua.

Acompanhe
nossas
redes sociais