Destemperados leva  chefs ao food truck

Culinária

Destemperados leva chefs ao food truck

Em porções gourmet, pratos internacionais feitos por mestres da gastronomia

Destemperados leva  chefs ao food truck
Vale do Taquari
oktober-2024

A plataforma de conteúdo Destemperados estacionou a van no pátio do Salão Principal do Clube Tiro e Caça, durante o 5º Reload Festival, do Sindilojas. Eles produziram os almoços em porções aos convidados. Foram cardápios pouco usuais como a comida tailandesa, proporcionando, como dizem os profissionais da cozinha, uma “culinária de sensações”.

Para o chef de cozinha da Cinco Maria Gastronomia, de Porto Aletre, Cristian Alabarce, a comida asiática traz sabores que envolvem o azedo, o doce, o apimentado e o salgado. “São características fortes da comida asiática, então, a gente trouxe dois pratos tradicionais e populares, de comida de rua mesmo, como o pathai.”

O prato típico do norte da Tailândia, da província de Chennai, é o macarrão de arroz, com legumes e ingredientes como tamarindo, que leva nota ácida e o molho de ostra, shoyu, preparado de pimenta com gengibre e açúcar, e vinagre de arroz. “Todos os sabores misturados são incomuns na nossa cozinha, mas é preciso sempre ingredientes frescos, nada de enlatados. Se prepara tudo do zero, com frescor e texturas.”

A forma exótica como se apresenta o prato parece rebuscada, mas são vegetais frescos salteados com alho. “É a trilogia: alho, cebola verde e gengibre. Sem isso, não se faz comida asiática.” O chef aponta que eles não usam sal normal, mas um fermentado de peixe salgado, junto com o açúcar de palmeira.”

Segundo a chef de cozinha, Caroline Morettim, os dois pratos levados ao evento se baseiam em temperos semelhantes. O pad thai tem molho de peixe, de ostra e molhos adocicados de pimenta. O frango é opção, mas tem versão vegetariana. Serve com amendoim ou cebolinha.

Trio viaja pelo RS apresentando receitas internacionais em um Food Truck

Trio viaja pelo RS apresentando receitas internacionais em um Food Truck

Plataforma de conteúdo

O Destemperados viaja para várias cidades das regiões Sul e Sudeste. Já passou por milhares de cozinhas em restaurantes pelo mundo afora. Para o produtor de eventos, Rossano Gastaldo, o food truck serve como vitrina para outros que queiram uma franquia.

Para ele, é preciso presenciar um evento e levar opções. “Como o pathai, feito por um chef ao grande público. Aproxima a gastronomia.”

Conforme Gastaldo, com a onda do Master Chef, as pessoas buscam cozinhar mais em casa. “É uma plataforma de conteúdo que dá dicas, cardápios e experiências.” Os eventos abertos ao público são semelhantes aos feitos em casa, no Moinhos de Vento, na capital.

Nas redes sociais, a interação das pessoas gira em torno do que deu ou não deu certo. “Muitos buscam a receita e tentam substituir algum ingrediente, então, questionam e se sentem parte do conteúdo, de inspirações que ajudam a entrarem mais na cozinha.”

Acompanhe
nossas
redes sociais