A plataforma de conteúdo Destemperados estacionou a van no pátio do Salão Principal do Clube Tiro e Caça, durante o 5º Reload Festival, do Sindilojas. Eles produziram os almoços em porções aos convidados. Foram cardápios pouco usuais como a comida tailandesa, proporcionando, como dizem os profissionais da cozinha, uma “culinária de sensações”.
Para o chef de cozinha da Cinco Maria Gastronomia, de Porto Aletre, Cristian Alabarce, a comida asiática traz sabores que envolvem o azedo, o doce, o apimentado e o salgado. “São características fortes da comida asiática, então, a gente trouxe dois pratos tradicionais e populares, de comida de rua mesmo, como o pathai.”
O prato típico do norte da Tailândia, da província de Chennai, é o macarrão de arroz, com legumes e ingredientes como tamarindo, que leva nota ácida e o molho de ostra, shoyu, preparado de pimenta com gengibre e açúcar, e vinagre de arroz. “Todos os sabores misturados são incomuns na nossa cozinha, mas é preciso sempre ingredientes frescos, nada de enlatados. Se prepara tudo do zero, com frescor e texturas.”
A forma exótica como se apresenta o prato parece rebuscada, mas são vegetais frescos salteados com alho. “É a trilogia: alho, cebola verde e gengibre. Sem isso, não se faz comida asiática.” O chef aponta que eles não usam sal normal, mas um fermentado de peixe salgado, junto com o açúcar de palmeira.”
Segundo a chef de cozinha, Caroline Morettim, os dois pratos levados ao evento se baseiam em temperos semelhantes. O pad thai tem molho de peixe, de ostra e molhos adocicados de pimenta. O frango é opção, mas tem versão vegetariana. Serve com amendoim ou cebolinha.
Plataforma de conteúdo
O Destemperados viaja para várias cidades das regiões Sul e Sudeste. Já passou por milhares de cozinhas em restaurantes pelo mundo afora. Para o produtor de eventos, Rossano Gastaldo, o food truck serve como vitrina para outros que queiram uma franquia.
Para ele, é preciso presenciar um evento e levar opções. “Como o pathai, feito por um chef ao grande público. Aproxima a gastronomia.”
Conforme Gastaldo, com a onda do Master Chef, as pessoas buscam cozinhar mais em casa. “É uma plataforma de conteúdo que dá dicas, cardápios e experiências.” Os eventos abertos ao público são semelhantes aos feitos em casa, no Moinhos de Vento, na capital.
Nas redes sociais, a interação das pessoas gira em torno do que deu ou não deu certo. “Muitos buscam a receita e tentam substituir algum ingrediente, então, questionam e se sentem parte do conteúdo, de inspirações que ajudam a entrarem mais na cozinha.”