Novas exigências do Daer impedem início da obra

Lajeado

Novas exigências do Daer impedem início da obra

Projeto da ponte de São Bento será reavaliado

Novas exigências do Daer impedem início da obra
Lajeado

Um mês após o Daer aceitar as modificações no projeto sugeridas pelo governo municipal, a autarquia estadual volta a solicitar novas mudanças na proposta de duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, orçada em pouco mais de R$ 1 milhão.

A estrutura é uma das principais reivindicações de moradores dos bairros Moinhos D’Água, São Bento e do município de Santa Clara do Sul. Próxima à UPA, a ponte de mão única é local de recorrentes acidentes.

De acordo com o coordenador de Projetos Especiais do governo de Lajeado, Isidoro Fornari, o Daer agora solicita que a ponte velha seja elevada em pelo menos 40 centímetros, para nivelar com a altura prevista para a nova estrutura.

“Estamos pendentes nessa questão técnica. Vamos ver se é melhor dar uma ‘macaqueada’ na estrutura antiga, elevando a altura. Ou se é melhor deixar as duas no mesmo nível atual. Para tal, será preciso um estudo hidrológico para avaliar a vazão”, explica Fornari. Ele também se queixa de demora na finalização desse estudo hidrológico. Diz que já deveria ter sido concluído.

O agente público mantém o otimismo em relação à obra. Segundo Fornari, o recurso próximo de R$ 1 milhão, a ser repassado pela autarquia estadual, está “assegurado”. Já o governo municipal deve auxiliar com maquinários e mão de obra. A administração municipal ainda busca apoio do Executivo de Santa Clara do Sul para garantir o empreendimento entre as cidades.

A ponte com uma só via na ERS-413 causa riscos a quem trafega entre os bairros de Lajeado e Santa Clara do Sul

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Projeto tem sete anos

Antes mesmo do asfaltamento daquela rodovia, em 2002, as comunidades próximas à ponte já reivindicavam a duplicação da travessia. Naquele ano, porém, o Governo do Estado finalizou o asfaltamento de toda a extensão de 11 quilômetros da ERS-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul, mas optou por não duplicar a estrutura.

Já o projeto da nova ponte da ERS-413 foi apresentado pelo Executivo municipal ao governo estadual em 2010. Faz seis anos, o empreendimento foi licitado pelo governo estadual. A duplicação da travessia estava orçada em R$ 542,9 mil. Com as trocas de governos, o projeto foi deixado de lado.

Na gestão do ex-prefeito, Luís Fernando Schmidt, uma nova proposta chegou a ser apresentada ao Daer, mas custaria mais do que o projeto anterior, agora reencaminhado pela atual gestão. Hoje, em média quase três mil veículos passam pela estrutura todos os dias. A expectativa é por uma nova estrutura com 30 metros de comprimento por 12 metros de largura.

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