Um mês após o Daer aceitar as modificações no projeto sugeridas pelo governo municipal, a autarquia estadual volta a solicitar novas mudanças na proposta de duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, orçada em pouco mais de R$ 1 milhão.
A estrutura é uma das principais reivindicações de moradores dos bairros Moinhos D’Água, São Bento e do município de Santa Clara do Sul. Próxima à UPA, a ponte de mão única é local de recorrentes acidentes.
De acordo com o coordenador de Projetos Especiais do governo de Lajeado, Isidoro Fornari, o Daer agora solicita que a ponte velha seja elevada em pelo menos 40 centímetros, para nivelar com a altura prevista para a nova estrutura.
“Estamos pendentes nessa questão técnica. Vamos ver se é melhor dar uma ‘macaqueada’ na estrutura antiga, elevando a altura. Ou se é melhor deixar as duas no mesmo nível atual. Para tal, será preciso um estudo hidrológico para avaliar a vazão”, explica Fornari. Ele também se queixa de demora na finalização desse estudo hidrológico. Diz que já deveria ter sido concluído.
O agente público mantém o otimismo em relação à obra. Segundo Fornari, o recurso próximo de R$ 1 milhão, a ser repassado pela autarquia estadual, está “assegurado”. Já o governo municipal deve auxiliar com maquinários e mão de obra. A administração municipal ainda busca apoio do Executivo de Santa Clara do Sul para garantir o empreendimento entre as cidades.

A ponte com uma só via na ERS-413 causa riscos a quem trafega entre os bairros de Lajeado e Santa Clara do Sul
Projeto tem sete anos
Antes mesmo do asfaltamento daquela rodovia, em 2002, as comunidades próximas à ponte já reivindicavam a duplicação da travessia. Naquele ano, porém, o Governo do Estado finalizou o asfaltamento de toda a extensão de 11 quilômetros da ERS-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul, mas optou por não duplicar a estrutura.
Já o projeto da nova ponte da ERS-413 foi apresentado pelo Executivo municipal ao governo estadual em 2010. Faz seis anos, o empreendimento foi licitado pelo governo estadual. A duplicação da travessia estava orçada em R$ 542,9 mil. Com as trocas de governos, o projeto foi deixado de lado.
Na gestão do ex-prefeito, Luís Fernando Schmidt, uma nova proposta chegou a ser apresentada ao Daer, mas custaria mais do que o projeto anterior, agora reencaminhado pela atual gestão. Hoje, em média quase três mil veículos passam pela estrutura todos os dias. A expectativa é por uma nova estrutura com 30 metros de comprimento por 12 metros de largura.