PRE aplicará radar em trechos críticos

Vale do Taquari

PRE aplicará radar em trechos críticos

Locais de baixa velocidade, mas com altos índices de colisão serão fiscalizados

PRE aplicará radar em trechos críticos
Vale do Taquari
oktober-2024

A Polícia Rodoviária Estadual adiou o período para iniciar a fiscalização em trechos cuja velocidade máxima permitida seja abaixo de 80 km/h. A partir do dia 20, uma série de fiscalizações em locais de 60 km/h serão feitas com o objetivo de reduzir o número de acidentes, alega o comando.

A praça da PRE de Cruzeiro do Sul abrange dez municípios, por meio de seis rodovias, entre elas as de maior índice de acidentes ERS-130 e a RST-413.

O Pelotão de Teutônia vai atuar com radar na ERS-128, a Via Láctea, também em partes em que a via seja de velocidade permitida de 60 km/h

De acordo com o comandante do Grupo Rodoviário Estadual de Cruzeiro do Sul, sargento Fábio Railander Dias Silveira, há locais críticos de maior periculosidade como nas rodovias RST-413 e RS-130.

O comandante está na praça desde julho de 2016 e realizou pesquisas de acidentes durante todo o ano de 2016. A RS-130 contabiliza o maior índice de periculosidade. O trecho entre Arroio do Meio e Lajeado é o líder de acidentes nas rodovias estaduais da região.

No ano passado, foram 19 acidentes com danos materiais, 19 com lesões e um com óbito, totalizando 39 em um trecho que vai do km 70 ao 75. “Esta é uma maneira experimental de fiscalização, porque até agora percebemos altos índices de acidentes nestes pontos.”

Afirma que o histórico das pessoas que se envolvem em acidentes relatam que o trânsito ficou lento e dificultou a parada do veículo. O semáforo do Posto do Arco é o principal motivador para deixar o trânsito lento. “Se os motoristas percebem que está parado ou lento, e mesmo assim não conseguem evitar a colisão, é porque estão acima da velocidade ou distraídos, possivelmente falando ou usando o celular.”

Segundo o comandante, a sinalização está adequada, inclusive, avisando gradativamente a redução da velocidade em cruzamentos ou lugares de maior perigo. “Em um acidente, é possível que o motorista não tenha seguido a sinalização. Se estivessem dentro das normas de circulação e conduta, perceberiam quando há lentidão em algum trecho.”

É preciso divulgar

O comando da PRE havia divulgado na quinta-feira que a fiscalização iria iniciar na próxima semana. Entretanto, resolveu adiar o prazo para que haja maior adaptação dos motoristas, embora as sinalizações horizontais e verticais passem estas informações. “Ampliamos o prazo para que as pessoas tenham conhecimento e se deem conta que é preciso reduzir a velocidade.”

Segundo Railander, a divulgação nos meios de comunicação é um alerta e uma forma para contribuir com a redução de danos. “O objetivo não é a multa, mas reduzir os acidentes e preservar vidas, para que este ano estes índices sejam reduzidos.”

A maioria das multas aplicadas apontam para motoristas que trafegam até 50% acima da velocidade máxima permitida. Casos de veículos trafegando acima disso são mais esporádicos. O equipamento metrológico, mais conhecido como radar, tem um alcance de até três quilômetros. Mas nas rodovias locais, não chega a atingir esta distância devido à geografia das estradas sinuosas.

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