A Polícia Rodoviária Estadual adiou o período para iniciar a fiscalização em trechos cuja velocidade máxima permitida seja abaixo de 80 km/h. A partir do dia 20, uma série de fiscalizações em locais de 60 km/h serão feitas com o objetivo de reduzir o número de acidentes, alega o comando.
A praça da PRE de Cruzeiro do Sul abrange dez municípios, por meio de seis rodovias, entre elas as de maior índice de acidentes ERS-130 e a RST-413.
O Pelotão de Teutônia vai atuar com radar na ERS-128, a Via Láctea, também em partes em que a via seja de velocidade permitida de 60 km/h
De acordo com o comandante do Grupo Rodoviário Estadual de Cruzeiro do Sul, sargento Fábio Railander Dias Silveira, há locais críticos de maior periculosidade como nas rodovias RST-413 e RS-130.
O comandante está na praça desde julho de 2016 e realizou pesquisas de acidentes durante todo o ano de 2016. A RS-130 contabiliza o maior índice de periculosidade. O trecho entre Arroio do Meio e Lajeado é o líder de acidentes nas rodovias estaduais da região.
No ano passado, foram 19 acidentes com danos materiais, 19 com lesões e um com óbito, totalizando 39 em um trecho que vai do km 70 ao 75. “Esta é uma maneira experimental de fiscalização, porque até agora percebemos altos índices de acidentes nestes pontos.”
Afirma que o histórico das pessoas que se envolvem em acidentes relatam que o trânsito ficou lento e dificultou a parada do veículo. O semáforo do Posto do Arco é o principal motivador para deixar o trânsito lento. “Se os motoristas percebem que está parado ou lento, e mesmo assim não conseguem evitar a colisão, é porque estão acima da velocidade ou distraídos, possivelmente falando ou usando o celular.”
Segundo o comandante, a sinalização está adequada, inclusive, avisando gradativamente a redução da velocidade em cruzamentos ou lugares de maior perigo. “Em um acidente, é possível que o motorista não tenha seguido a sinalização. Se estivessem dentro das normas de circulação e conduta, perceberiam quando há lentidão em algum trecho.”
É preciso divulgar
O comando da PRE havia divulgado na quinta-feira que a fiscalização iria iniciar na próxima semana. Entretanto, resolveu adiar o prazo para que haja maior adaptação dos motoristas, embora as sinalizações horizontais e verticais passem estas informações. “Ampliamos o prazo para que as pessoas tenham conhecimento e se deem conta que é preciso reduzir a velocidade.”
Segundo Railander, a divulgação nos meios de comunicação é um alerta e uma forma para contribuir com a redução de danos. “O objetivo não é a multa, mas reduzir os acidentes e preservar vidas, para que este ano estes índices sejam reduzidos.”
A maioria das multas aplicadas apontam para motoristas que trafegam até 50% acima da velocidade máxima permitida. Casos de veículos trafegando acima disso são mais esporádicos. O equipamento metrológico, mais conhecido como radar, tem um alcance de até três quilômetros. Mas nas rodovias locais, não chega a atingir esta distância devido à geografia das estradas sinuosas.