Fungo ocasiona morte de peixes

Encantado

Fungo ocasiona morte de peixes

Técnicos apuram causas do incidente

Fungo ocasiona morte de peixes
Encantado

Devido ao aparecimento de peixes mortos na Lagoa da Garibaldi, a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente buscou junto a Emater/RS-Ascar um técnico para analisar o motivo.

Deoclésio Piccoli, acompanhado da bióloga do município Marieli Zanchett Stefenon e da agente epidemiológica Marina Agostini, fez ontem as análises na lagoa. O técnico, que é especialista em Peixes, realizou análises de pH, turbidez, alcalinidade e temperatura da água, bem como avaliação dos peixes mortos.

Conforme Piccoli, a mortandade de peixes é ocasionada pelo fungo saprolegnia, que provoca enfermidades em peixes e anfíbios. No caso dos peixes, provoca o aparecimento de hifas nas barbatanas. Em relação aos anfíbios, ataca os girinos. Os peixes ficam com manchas brancas ou tufos semelhantes a algodão por todo o corpo.

O técnico explicou que o fungo está no ambiente e é oportunista, ou seja, em condições favoráveis, ele se prolifera e pode se desenvolver. Para Piccoli, a mudança de temperatura ocasionou a proliferação desse fungo, levando em consideração que o pH da água, assim como a turbidez, a alcalinidade e a temperatura, foram consideradas normais. “Esse tipo de problema, quando ocorre, sempre é nesta época do ano devido à variação de temperatura”, explica.

O técnico prevê que aparecerão mais peixes mortos em função da ação do fungo, sendo que ele desaparecerá conforme o aumento da temperatura e, como a Lagoa da Garibaldi tem uma grande extensão de área associada ao volume de água armazenada, não há tratamento eficiente para controlar o fungo.

Em relação ao ser humano, o fungo normalmente não é prejudicial no contato com a água, porém, não é recomendado consumir peixes que possam estar contaminados.

Receba notícias
em primeira mão

Acompanhe
nossas
redes sociais