Com o objetivo de incentivar jovens talentos e ser um aliado da educação, o projeto Os Jovens Poetas de Lajeado chega às 29ª edição. Neste ano, 261 estudantes participam da publicação, com poesias e desenhos. O lançamento do livro ocorre hoje, 28, às 19h, no Teatro Univates.
O local do evento é um diferencial deste ano, já que é a primeira vez que o lançamento ocorre no teatro. A expectativa é que o espaço esteja lotado, com a participação de alunos, professores e familiares. A obra teve edição da editora do Grupo A Hora.
O projeto é uma iniciativa do Rotary Club Lajeado Engenho, com o apoio cultural da Univates e do Grupo A Hora. O patrocínio é da Sicredi Integração RS/MG e Lyall Construtora e Incorporadora.
Nesta edição, a coordenação foi da rotariana Marta Inês Guerra Saling. Ela explica que “o projeto visa oportunizar e desenvolver a escrita de poesias entre os jovens do ensino fundamental e médio”. Marta salienta que “mais do que uma forma de expressão, escrever poesia também é um exercício de construção do pensamento crítico. Por isso, projetos como o Jovens Poetas de Lajeado são tão essenciais”.
A edição deste ano conta com a participação de alunos de 36 escolas da rede pública e privada do município de Lajeado. De todos os alunos que escreveram poesias, a seleção foi feita pelos professores, tanto dos poemas quanto dos desenhos.
Os Jovens Poetas é desenvolvido pelos rotarianos, com o apoio dos professores que incentivam os alunos a escreverem poemas de temática livre. “Queremos oportunizar aos estudantes momentos de reflexão e criação literária e, consequentemente, de crescimento pessoal e intelectual”, destaca o presidente do Rotary Engenho Dário Gräff.
Ao longo dos anos
A iniciativa foi criada em 1995, pelo rotariano Reni Nunes Machado. Desde a primeira edição, mais de 5 mil alunos já participaram do projeto. Os últimos anos contaram com cerca de 200 poesias e mais de 30 escolas participantes a cada publicação.
Entre as instituições participantes da obra ao longo dos anos, está a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Presídio Estadual de Lajeado, além das escolas particulares, municipais e estaduais do município.