Encantado deu um passo estratégico para se consolidar como um polo de geração de talentos com a criação do Centro de Inovação e Tecnologia. O projeto visa conectar educação, tecnologia e mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de mão de obra qualificada a partir de parcerias entre diversos setores.
“O Centro de Inovação é mais que um prédio, é um ambiente de transformação. Queremos aproveitar os talentos que estão dentro das escolas e inseri-los em um ecossistema inovador, vinculado à Secretaria da Educação, para gerar novas oportunidades”, explica o prefeito, Jonas Calvi.
A primeira etapa da reforma do espaço, que conta com 450 m², foi possível graças ao apoio de parceiros locais, incluindo empresas como a Gerdau, que está contribuindo para a revitalização externa. O prédio, com um total de 3 mil m², abrigará salas de aula, espaços para eventos, coworking, atividades de turno integral e oficinas.
Fomento à conexão entre estudantes e empresas
O projeto busca criar um ambiente onde educação e empreendedorismo se encontram. “Estamos promovendo uma conexão entre o empresariado e os estudantes. Desde 2022, quando organizamos a captação de recursos pelo Finep, obtivemos o apoio de várias empresas que reconheceram a importância dessa iniciativa”, destaca a secretária da Educação, Stéfanie Casagrande.
A estrutura também prevê espaços multiuso para atender empresas, oferecer oficinas e identificar aptidões de crianças e jovens. Além disso, há um esforço para envolver toda a região, com a participação de entidades como a Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e parcerias com grandes empresas.
Embora o Centro de Inovação não tenha fins lucrativos, o objetivo é que seja autossuficiente, com intensa circulação de pessoas e atividades voltadas à tecnologia e inovação. “Queremos transformar Encantado em um polo de talentos, conectando educação, tecnologia e mercado. O espaço será uma vitrine para o futuro da nossa região”, conclui Calvi.
O projeto já é considerado um marco para o município, reafirmando o papel estratégico da educação no desenvolvimento regional e na construção de um futuro sustentável.
Acompanhe a entrevista na íntegra