A Prefeitura de Lajeado, por meio do programa Pacto Lajeado Pela Paz, reuniu mais de mil alunos no Teatro da Univates para celebrar o Dia da Paz. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (26) e faz parte das atividades voltadas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e privadas do município.
“Esse evento é a energia da juventude e traz os jovens para uma cultura de paz. É um momento em que eles têm palestras e podem vivenciar, através de muita energia e reflexões, como encontrar a paz no coração”, destaca a coordenadora do projeto, Tânia Rodrigues.
A especialista em psicologia positiva, Danielle Hart, abriu a programação com a palestra “Amor 2.0 e o blá blá blá da felicidade”, em que ressaltou a importância do amor próprio e as formas de amar o próximo. Já os desafios da vida adulta e a construção do caminho para o sucesso foi o tema do bate-papo com o coordenador do Instituto Propósito de Desenvolvimento Humano, Júnior Kaufmann, na palestra “O papo é sério mas vai ser um barato”.
“O Pacto é o eixo da prevenção e da aplicação da lei. Mas a ‘cereja do bolo’ é a educação, principalmente ao jovem e à criança”, ressalta o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli. “Tudo o que se faz a nível de prevenção é pensando neles (jovens). O que queremos é que eles participem cada vez mais. Somando tudo iremos mais alto, seremos mais fortes e faremos mais coisas”.
Uma ferramenta para o futuro
O teatro repleto de estudantes reforçou, para o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a ideia de que a iniciativa é poderosa e pode transformar a vida dos jovens. Para ele, o Pacto funciona como uma valiosa ferramenta de apoio aos jovens, em um momento da vida em que as decisões parecem mais desafiadoras. “O objetivo é que a gente não haja, nem tome decisões pelo impulso. Que a gente possa fazer essa reflexão, porque isso pode definir o caminho que cada um de nós escolhe seguir”, afirma.
Professores da EMEF Porto Novo, Louise Cervo Spencer e Fabiano Giongo viram bons resultados no projeto. Para eles, a cultura da paz precisa ser difundida e o projeto, realizado durante todo o ano, é um facilitador deste processo. “Dentro da sala de aula, eles tiveram a possibilidade de aprender com o programa Seja, que reforça essa cultura. O evento veio para fazer com que eles pensem um pouco mais sobre essa caminhada a seguir”, afirma Louise.
“Foi uma oportunidade para os alunos terem um contato para eles pensarem sobre a situação deles com Lajeado, e o que pensam sobre o futuro. Acredito que eles conseguiram ampliar a visão deles sobre ser um estudante”, complementou Giongo.
O projeto
O Pacto Lajeado pela Paz, uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado, é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz no município, com o objetivo maior de prevenir a violência. A iniciativa, que envolve diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, usa metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), e está alicerçada em dois eixos: da prevenção e da aplicação da lei.