Uma viagem no tempo: conheça o Richter Hof e a história da imigração

OPINIÃO | Waldemar Richter

Uma viagem no tempo: conheça o Richter Hof e a história da imigração

Instalado em Forquetinha, o museu conta a trajetória dos antepassados

Uma viagem no tempo: conheça o Richter Hof e a história da imigração

Como historiador e descendente de imigrantes alemães, cultivamos nossas raízes de forma intensa. Instalamos aqui em Forquetinha, o museu Richter Hof, que conta a trajetória dos antepassados.

Aqui residimos e recebemos pesquisadores, historiadores, alunos das mais diversas escolas da região e universitários que buscam saber mais da imigração. Localizado em nossa propriedade particular, temos aqui a residência em estilo enxaimel, a biblioteca, o museu e a igreja. Cada canto do local guarda histórias e memórias e o museu abriga objetos e documentos que narram o dia a dia dos colonos.

 

Objetivo do RICHTER HOF

O Richter Hof desempenha um importante papel educativo. As visitas para estudantes, despertam o o interesse de crianças e jovens pela história e pela cultura alemã.

No museu, os turistas começam a compreender a importância da imigração alemã para a região e as ferramentas curiosas que temos aqui, chamam atenção para instigar o desejo pela história.

Confira as atrações do Richer Hof

PARQUE EM MINIATURA – Uma das atrações mais encantadoras é o parque em miniatura Deutscher Kolonie Park, uma cópia fiel do Parque Histórico de Lajeado. A miniatura reproduz fielmente as construções e paisagens da época.

– ÁRVORE DE MAIO – Maibaum, Ícone da Cultura Alemã, a árvore de maio é diferenciada e está em frente ao museu da família. Erguese como um símbolo das raízes e da continuidade da cultura alemã. Representa a arquitetura das construções da família Richter na Alemanha, onde moravam antes de emigrar. Indica as residências familiares construídas pelos imigrantes quando já estavam no Brasil.

MUSEU – No museu da Família Richte há mais de 2 mil objetos, como lousas da época dos imigrantes, roupas, ferramentas de cozinha. Há ainda documentos, livros e artefatos que contam como eram as tradições, os costumes e o cotidiano dos imigrantes alemães.

IGREJA – A Igreja sempre foi símbolo da fé e da força que sustentaram os imigrantes em sua nova vida no Brasil. Nossa construção reflete a arquitetura da época e a religiosidade dos primeiros colonizadores

BIBLIOTECA – A biblioteca conta com um rico acervo sobre a história dos imigrantes. O acervo final levou décadas para ser montado e conta com documentos históricos, livros e listas dos imigrantes. O local foi enriquecido com doações de famílias do Brasil e da Alemanha.

RESIDÊNCIA DA FAMILIA – Chamada de Casa Wohnhaus, conta com belas fl oreiras e jardim Blumengarten, um local instagramável para fotos e passeios ao ar livre.

QUADRO DE INFORMAÇÕES – Os dados expostos na casa, expressam a instalação oficial do município de Forquetinha e atualizam o turista sobre as primeiras leis, planejamento e crescimento de forma organizada. Mostram ainda a transparência sobre o controle do dinheiro público.

MEMORIAL – Temos um memorial em homenagem ao primeiro grupo de danças folclóricas alemãs de Lajeado, formado pelos 54 descendentes da família Richter, que apreciavam danças.

PRENSA DE CANA – Prensa de cana-de-açúcar também conhecida como Zucker rohrvalz

ENDEREÇO – R. Franz Richter, 451, Forquetinha. O RichteT Hof está aberto a todos e a entrada é gratuita.

Acompanhe
nossas
redes sociais