A Expovale + Construmóbil 2024 apresenta uma variedade de empreendimentos e atrações no Parque do Imigrante até este domingo, 17. Entre os negócios, estão mais de 50 agroindústrias familiares, que expõem diversos produtos num dos pavilhões.
O programa Vale em Pauta desta sexta-feira, 15, recebeu assistente técnico regional da Emater, Lauro Bernardi, e Edo Inácio Scheibler, do STR de Sério. Bernardi cita a diversidade e qualidade oferecida na feira e, conforme o técnico, a expectativa é de que as agroindústrias familiares tenham uma movimentação financeira 20% maior do que a Expovale anterior, pois essa é uma tendência que se tem observado nas demais feiras como a Expointer, Expoagro e Expodireto, como sinalização da crescente valorização da qualidade dos produtos das agroindústrias familiares.
No pavilhão, são oferecidos diversos produtos lácteos, embutidos, sucos, itens de padaria, além de plantas ornamentais e artesanato. São 40 agroindústrias e 10 empresas familiares de artesanato e flores.
“A valorização dos produtos rurais é uma realidade que está se construindo desde os anos 2000, quando o governo estadual incentivou a profissionalização dos produtos artesanais e agroindustriais. E isso tem reconhecimento do consumidor, que gosta de visitar essa área da feira”, avalia Bernardi.
Para Scheibler, trazer o produtor rural para a feira ainda é um desafio. “É preciso convencer o povo a vir, muitos do inteior ainda são um pouco reticentes a esa exposição. Por isso a assistência e incentivo dos sindicatos e da Emater é essencial”, destaca.
Assista a entrevista na íntegra: