A Semana Farroupilha de Muçum encerrou suas festividades no dia 10 de novembro, após dez dias de intensas celebrações na praça Cristóvão Colombo. De acordo com a organização, o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas ao longo dos dias e reafirmou o compromisso da comunidade com sua cultura e tradição, marcando o início de um novo capítulo para a cidade.
Durante a programação, grandes nomes da música tradicionalista se apresentaram e emocionaram o público. Com o nome simbólico de Semana Farroupilha da Reconstrução, a edição de 2024 buscou não apenas celebrar a cultura gaúcha, mas também homenagear a resiliência do povo de Muçum, que enfrentou e superou inúmeros desafios para reconstruir a cidade após as tragédias climáticas.
O prefeito Mateus Trojan, em seu discurso de encerramento do evento, ressaltou a força e determinação da população muçunense: “Eu quero deixar o meu reconhecimento por toda garra, toda dedicação, a essas pessoas que não uma, nem duas, nem três, mas pelo menos quatro vezes se reergueram de crises inimagináveis em um período de um ano, e estão firmes fazendo a cidade se reconstruir, fazendo a esperança se renovar e tornando Muçum de novo uma bela princesa, como sempre foi! Muito obrigada a todos que tornaram este evento um grande sucesso e que acreditam em Muçum, no Vale do Taquari e em todo o Rio Grande do Sul” destacou emocionado.
A Semana Farroupilha de Muçum, conhecida por ser a maior e melhor festa tradicionalista da região dos vales, atraiu visitantes de diversas cidades do Vale do Taquari e de outras regiões do estado, impulsionando a economia local e simbolizando uma retomada das atividades culturais e do turismo em Muçum. A 33° edição do evento deixa um legado para a cidade e para a região, evidenciando que, apesar das dificuldades, a cultura e a união da comunidade são forças transformadoras.