Vice-governador positiva para covid e suspende debate com líderes regionais

reunião transferida

Vice-governador positiva para covid e suspende debate com líderes regionais

Encontro para tratar de obras prioritárias em rodovias estaduais e a possibilidade de parceria com a iniciativa privada para acelerar melhorias estava marcada para hoje e foi transferida para a próxima terça-feira, 29 de outubro

Vice-governador positiva para covid e suspende debate com líderes regionais
Comunidade de Roca Sales e Colinas, na localidade de Fazenda Lohmann, fez uma série de protestos cobrando o Estado por melhorias na ERS-129. (Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

O vice-governador Gabriel Souza foi testado para covid na tarde de ontem. Com a confirmação do contágio, a reunião prevista para hoje com integrantes da Câmara da Indústria e Comércio do Vale (CIC-VT), precisou ser reagendada para a próxima terça-feira.

No encontro, a comitiva regional elabora um relatório sobre as necessidades logísticas frente aos problemas ocasionados pela grande inundação de maio. Diante das perdas econômicas das empresas e dificuldades enfrentadas pela população, o grupo pretende apresentar uma proposta para ajudar em uma das três intervenções principais.

Conforme o presidente da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), Angelo Fontana, os gargalos em trechos estaduais exigem agilidade para o asfaltamento da ERS-129, entre Colinas e Roca Sales; a construção da ponte na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, e melhorias nas condições do pavimento da ERS-332, entre Encantado e Arvorezinha.

A reunião terá nomes da alta cúpula do governo de Eduardo Leite. Além do vice, estão confirmados os secretários Juvir Costella (Logística e Transporte), Ronaldo Santini (Turismo), Pedro Capeluppi (Reconstrução), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), além do diretor geral do Daer, Luciano Faustino, e servidores da equipe técnica do Executivo.

Busca de informações

A proposta da região é assumir uma das obras, a partir de um consórcio de empresas do Vale. “Precisamos de agilidade. As empresas e a população do Vale têm sofrido com a falta de condições das estradas. Nos propormos em sermos parceiros do Estado, para encontrarmos soluções”, realça Fontana.

Como contrapartida, o grupo sugere o ressarcimento de parte do investimento a partir do pagamento de ICMS. “Temos de ver se há dispositivo legal que autorize esse tipo de convênio. Queremos conhecer quais são as exigências e os parâmetros para fazermos essas aplicações.”

Análise regional

Para o vice-presidente da CIC-VT, Adelar Steffler, a retomada produtiva e econômica do Vale do Taquari está comprometida devido aos gargalos no transporte. “Já tínhamos uma malha ruim. Agora está péssimo.”

Buracos, estradas mal sinalizadas, esburacadas e pistas simples. Agora somam-se pontes caídas, acessos de chão batido e falta de manutenção. “Tudo isso interfere no atendimento dos prazos de entrega, no custo do frete e da mecânica dos caminhões”.

De acordo com ele, a ligação comprometida entre Arroio do Meio e Lajeado e as incertezas quanto ao futuro dos investimentos na infraestrutura das rodovias estaduais elevam a pressão econômica sobre o setor produtivo regional. “Vamos começar a perder empresas e investimentos.”

Acompanhe
nossas
redes sociais