O Ambulatório de Especialidades Médicas do Saúde Univates oferece um novo serviço especializado em fonoaudiologia, voltado ao diagnóstico, acompanhamento e tratamento de problemas de zumbido. Serviço é pioneiro na cidade.
O atendimento conta com audiometria tonal e vocal, audiometria de alta frequência, imitanciometria, teste Loudness Discomfort Level (LDL) e acufenometria, além de pacotes de tratamento específicos para zumbido.
O zumbido é uma percepção de um som nos ouvidos ou na cabeça, sem que tenha sido gerada por uma fonte sonora externa. Não chega a ser considerado uma doença, mas sim um sinal de alerta para a deficiência auditiva. “Estamos muito felizes em poder oferecer esse serviço à comunidade”, destaca o gestor do Saúde Univates, Anderson Felipe Habekost.
De acordo com o profissional, a proposta de realizar os atendimentos nesta área surgiu a partir das necessidades dos pacientes com relação ao problema do zumbido e dos estudos e pesquisas sobre o assunto.
Os atendimentos são feitos pela fonoaudióloga especialista em audição Sabrina Vargas de Magalhães. A profissional é pesquisadora na área de zumbido, junto com a otorrinolaringologista Cláudia Barros Coelho, e tem experiência de mais de 15 anos em tratamentos com aparelhos auditivos.
O tratamento em fonoaudiologia com foco em zumbido é um serviço novo no Saúde Univates e também em Lajeado. “Entendemos que será relevante para todo o Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo”, reforça Habekost.
Saúde Univates
O Saúde Univates foi criado em 2016, atendendo convênios com prefeituras. Visava atendimento SUS nas áreas de Especialidades Médicas, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia.
Conforme necessidade da comunidade, em 2021, os atendimentos foram ampliados, também para a modalidade particular. O Saúde Univates oferece diversos serviços voltados ao bem-estar, ao diagnóstico e à recuperação clínica. Os atendimentos são feitos por profissionais experientes do corpo clínico da Unidade.
Em média, são feitos 1,4 mil atendimentos por mês, incluindo consultas, exames e procedimentos no Ambulatório de Especialidades Médicas, local onde o novo serviço será prestado.
Atendimento
Os agendamentos devem ser feitos pelo WhatsApp (51) 98049-0708 ou pelo e-mail agendamento.saude@univates.br. Os atendimentos são realizados de forma particular e os pacientes devem ter solicitação médica para avaliação e exames relacionados.
Sobre o zumbido
- Conhecido também como tinnitus ou acúfenos, o zumbido é uma percepção de um som nos ouvidos ou na cabeça, sem que tenha sido gerada por uma fonte sonora externa.
- Não chega a ser considerado uma doença, mas sim um sinal de alerta para a deficiência auditiva, hipersensibilidade ou dor crônica.
- O zumbido pode surgir de problemas vasculares, alterações cardíacas e hormonais, problemas metabólicos, alterações musculares na região de cabeça e pescoço, além das deformações odontológicas.
- Problemas na mandíbula, lesões sensoriais, problemas metabólicos e até dietas inadequadas também podem culminar no desconforto.
- Existem vários tipos de tratamento para o paciente com zumbido. Dentre eles, o de medicamentos, terapia sonora, terapia cognitiva comportamental, neuromodulação, musicoterapia, acupuntura, dentre outros. A terapia sonora, por exemplo, adiciona sons para competir com o zumbido, fazendo com que o paciente reduza a atenção voltada ao zumbido ao escutar outro som menos perturbador.
- De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% da população mundial têm algum grau de deficiência auditiva ou sofre com zumbido. No Brasil, são cerca de 28 milhões de pessoas.
- Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação ao Zumbido (Apidiz) criou, em 2009, a Campanha Nacional de Conscientização sobre o Zumbido, mais conhecida como Novembro Laranja.