Legislativo renova em quase 60%

TEUTÔNIA

Legislativo renova em quase 60%

Da atual composição, apenas quatro vereadores seguem para o próximo mandato

Legislativo renova em quase 60%
Teutônia

A Câmara de Vereadores de Teutônia passará por uma renovação a partir de 2025, com a eleição de sete novos parlamentares para o período 2025-2028.

O cenário político local ganha contornos que prometem debates acirrados, especialmente pelo fato de que seis dos eleitores apoiam o prefeito recém-eleito, Renato Altmann, enquanto cinco se posicionam na oposição.

Entre os vereadores eleitos, Moisés Cavalinho (PSD), 35, foi o mais votado, conquistando expressivos 1.843 votos, consolidando o PSD como uma força relevante na Câmara. Cavalinho supera a marca de Dirinho que em 2012 mais votado com 1271 votos. Já em 1996, Márcio Vogel somou
1184 votos.

“Esperava ser eleito, tinha a convicção que daria certo. Esse tamanho da votação não. Não esperava bater recorde como bati. Nesse montante não dá pra acreditar ainda”, relata.

Morador do Loteamento Oito, Cavalinho é casado e pai de uma menina de 13 anos. Ele reside em Teutônia faz 33 anos. “Sempre trabalhei em prol a comunidade. Sempre estive inserido na política, seja como cabo eleitoral ou em cargo comissionado na área da saúde.“Neste ano vi a possibilidade de concorrer e fui.”

Sobre o apelido, destaca que é herança do pai João Carlos da Silva Cardoso, um tradicionalista que sempre trabalhou com cavalos. “Ele tinha o apelido de João dos Cavalos, e os filhos ficaram conhecidos como cavalinhos, foi algo que pegou na gente e foi muito bom ter usado junto ao meu nome na campanha”, informa.

Sobre o trabalho nos próximos quatro anos, o vereador eleito destaca que se receber convite para assumir uma secretaria recusará para ficar no legislativo. “Foi uma promessa de campanha, acredito que o vereador eleito tem que cumprir o mandato.”

Entre as linhas que pretende seguir enfatiza a educação e também a saúde, onde quer auxiliar para reduzir as filas de cirurgias eletivas. Já a relação com os colegas opositores, enfatiza que os vereadores terão que trabalhar por Teutônia. “Somos a segunda maior economia, a eleição terminou e agora a cidade é uma só. Vamos trabalhar por uma só bandeira.”

Além de Cavalinho, o PSD também emplacou Dirinho, com 577 votos, e Luias Henrique, com 365, mostrando que terá uma bancada robusta para apoiar a gestão Altmann.

O prefeito, terá ainda mais três vereadores no legislativo. Nerci Engelman (675 votos) e Márcio Vogel (529 votos) pelo MDB, além de Cláudia Frigo que se elegeu pelo PP com 464 votos.

Oposição

O prefeito Renato Altmann terá cinco vereadores como opositores no próximo mandato. O PSDB elegeu Hélio Brandão (602 votos) e Neide Schwarz (391 votos). O PL terá como vereador Milton Stahlhöfer Xirú, com 433 votos. Já o PDT conta com dois vereadores eleitos Jeferson Körner (793) e FIF (413).

Vereadores não reeleitos

A renovação foi marcante também nas suplências. Nomes que atualmente ocupam cadeiras, como Valdir Griebeler (PSDB) e Xox Hagemann (PSD), atual presidente do Legislativo, não conseguiram se reeleger e ficarão na condição de suplentes, com 465 e 362 votos, respectivamente. Já Diego Tenn Pass (PDT), com 149 votos, também se tornou suplente. Outro que não se elegeu foi o vereador Pastor Cláudio, que obteve 314 votos.

Além disso, alguns nomes que figuraram nas últimas eleições optaram por não concorrer nesta nova disputa, como Cleudori Paniz (PSD), Evandro Biondo (MDB), Juliano Renato Körner (PDT) e Vitor Ernesto Krabbe (PDT), o que contribuíram para a renovação da câmara.

Perfil da Câmara

  • 9 homens e 2 mulheres;
  • média de idade dos vereadores é de 46 anos;
  •  todos os 11 são brancos;
  • Juntos, os 11 vereadores declararam R$ 2,1 milhões.

Vereadores eleitos:

  • Moisés Cavalinho (PSD) – 1.843 votos
  • Jeferson Korner (PDT) – 793 votos
  • Nerci Engelmann (MDB) – 675 votos
  • Hélio Brandão (PSDB) – 602 votos (reeleito)
  • Dirinho (PSD) – 577 votos
  • Márcio Vogel (MDB) – 529 votos (reeleito)
  • Cláudia Frigo (PP) – 464 votos
  • Milton Stahlhofer (PL) – 433 votos
  • FIF (PDT) – 413 votos
  • Neide Protetora (PSDB) – 391 votos
  • Luias Henrique (PSD) – 365 votos (reeleito)

Acompanhe
nossas
redes sociais