Nova pesquisa consolida vantagem de Jonas Calvi

eleições em encantado

Nova pesquisa consolida vantagem de Jonas Calvi

Números apresentam pouca variação em relação ao primeiro levantamento, com o candidato do PSDB na frente e diferença de cerca de 20 pontos para Enoir Cardoso (PP), enquanto Luciano Moresco (PT) aparece em terceiro

Nova pesquisa consolida vantagem de Jonas Calvi
Encantado

A segunda pesquisa de intenção de voto consolida os resultados apresentados no mês passado. Num cenário de absoluta estabilidade, mesmo com a mudança na cabeça de chapa de uma das coligações, o atual prefeito Jonas Calvi (PSDB) se mantém na liderança, com expressiva vantagem sobre seus oponentes.

O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora. A margem de erro dos resultados é de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 300 pessoas, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2024. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: RS-06078/2024.

Calvi oscilou 0,2 ponto para baixo na pesquisa estimulada e agora tem 49%. A diferença sobre o segundo colocado, no entanto, permanece alta. Candidato a prefeito desde 11 de setembro, Enoir Cardoso (PP) aparece com 28% na primeira pesquisa em que seu nome é apresentado. Em relação a Paulo Costi – agora vice na chapa – houve uma alta de 0,4 pontos.

Na terceira colocação, Luciano Moresco (PT) também teve um crescimento tímido, de 0,6 pontos, e agora soma 6,9%. Os brancos e nulos representam 3,9% dos entrevistados. Já o número de eleitores que ainda não sabem em quem votar se manteve estável, de 12,2% (era 12% em setembro).

Esta é a décima das 12 pesquisas que serão divulgadas com exclusividade pelo A Hora nesta campanha eleitoral, dentro do projeto Pensar Eleições 2024. O primeiro levantamento de Encantado havia sido publicado no começo de setembro. Ainda serão apresentadas novas rodadas de intenções de voto em Estrela e Lajeado.

Pesquisa Methodus indica a intenção de voto do eleitor de Encantado. (Foto: DIVULGAÇÃO)

Alta expressiva

Na pesquisa espontânea, as colocações se repetem, com crescimentos na casa dos 4% tanto de Calvi quanto de Cardoso. O candidato do PSDB chega a 42,8% das intenções de voto, enquanto o oponente do PP alcança 23,4%. Moresco também apresentou evolução, e passou de 3% para 5,3%, enquanto os brancos e nulos chegam a 3,3%.

Neste cenário, o percentual de eleitores indecisos registra um recuo, mas ainda permanece considerável a três dias das eleições municipais. São 25,3% dos entrevistados que revelam indecisão sobre o voto no próximo domingo, 6. Um percentual que dificilmente pode representar uma reviravolta, para o diretor-presidente do Instituto Methodus, José Sauer.

“Não vejo um potencial para mudança com esse percentual. Por esse cenário de estabilidade, se vê o quanto as campanhas não conseguem se mobilizar e chegar no eleitor no sentido de promover qualquer alteração. Há muito voto consolidado, e isso favorece o Jonas (Calvi), que se mantém com vantagem segura”, frisa.

FOTO: Brayan Bicca

Mesma proporção

Quando a pesquisa vai da espontânea para a estimulada, se percebe um crescimento proporcional semelhante dos candidatos. Mais um fator, segundo Sauer, que indica uma expressiva de vitória para Jonas Calvi nas eleições municipais.

“Ele estabelece uma grande votação já na largada e que está absolutamente consolidada. Na estimulada, os eleitores tomaram uma decisão e seguiram na proporção da espontânea. Além disso, a saída do Paulo e ingresso do Enoir pouco muda a disputa. Estamos diante de uma provável reeleição”, projeta.

Votos válidos

Assim como nas novas pesquisas de Arroio do Meio e Teutônia, o Instituto Methodus fez o cálculo dos votos válidos para Encantado. Ou seja, aquele em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos. O percentual deve somar 100%.

Calvi aparece com 58,4% das intenções de voto, seguido por Cardoso, com 33,3%. Já Moresco tem 8,2%.

Mudança na chapa

A mudança na coligação “É tempo de ação, Encantado em boas mãos” ocorreu após Paulo Costi renunciar à candidatura a prefeito por questões de saúde. Costi chegou a ser hospitalizado no começo do mês devido a uma pneumonia. Enoir Cardoso, que era o vice na chapa, o substituiu. Ambos são do PP e contam com apoio do PDT.

FICHA TÉCNICA PARA DIVULGAÇÃO:

  • Período de realização da pesquisa: de 30 de setembro a 2 de outubro de 2024
  • Tamanho da amostra: 300 entrevistas
  • Margem de erro: 5,6 pontos percentuais, para mais ou para menos
  • Nível de confiança: o intervalo de confiança é de 95%
  • Contratante: Jornal A Hora Ltda
  • Empresa contratada: Instituto Methodus Análise de Mercado Sociedade Simples Ltda.
  • Número do registro: RS-06078/2024
  • Data de publicação da pesquisa: 3 de outubro de 2024

Confira pesquisa completa na edição impressa desta quinta-feira, 3.

Acompanhe
nossas
redes sociais