Ocorreu neste domingo, 29, em Santa Cruz do Sul, a celebração solene de Ordenação do novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, monsenhor Itacir Brassiani. A cerimônia lotou as dependências da na Catedral São João Batista, num dos maiores públicos já vistos no local.
Brassiani é o quinto bispo diocesano na linha de sucessão apostólica da Diocese de Santa Cruz do Sul, da qual fazem parte 25 paróquias localizadas no Vale do Taquari. Também passaram pela função de bispo Dom Alberto Etges, Dom Sinésio Bohn, Dom Canísio Klaus e Dom Aloísio Alberto Dilli.
A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3, Dom Leomar Brustolin. Os coordenantes foram Dom Aloísio Alberto Dilli OFM, bispo emérito de Santa Cruz do Sul (2016-2024), e Dom Guilherme Antônio Werlang MSF, bispo diocesano de Lages (SC).
Familiares, amigos, padres, diáconos, seminaristas e religiosos de toda a Diocese de Santa Cruz do Sul e de outras Igrejas Particulares, além de autoridades, participaram da cerimônia. Também participaram caravanas das paróquias de Santo Ângelo, Passo Fundo, São José do Herval, Anchieta e Chapecó, pelas quais Brassiani passou durante seu ministério sacerdotal.
Durante sua fala, o novo bispo agradeceu a presença das autoridades religiosas, civis, saudou toda a comunidade, familiares e amigos de caminhada, e citou os ensinamentos de Santo Agostinho. “Há duas coisas a considerar em nós: uma, que somos cristãos; outra, que somos bispos. Por sermos bispos, somos contados entre os pastores, se formos bons. Por sermos cristãos, também somos ovelhas, e é uma grande felicidade ser parte do rebanho de Deus”, afirmou.
O bispo emérito, Dom Aloísio Alberto Dilli, que esteve à frente da Diocese de Santa Cruz do Sul nos últimos oito anos, deu boas-vindas ao novo bispo. “Conte com nossa oração e apoio e torne-se, com a graça divina, o bispo que a diocese necessita, neste momento, de sua história. Agora você não é mais nosso ‘hóspede’, mas um dos nossos, como irmão-bispo e pai espiritual, em nome do Senhor e de sua Igreja”, disse.
LEIA TAMBÉM: Novo bispo assume diocese em setembro
PERFIL
Natural de Soledade, nasceu em 28 de dezembro de 1959, Itacir Brassiani já exerceu diferentes funções sacerdotais. Entre elas, se destacou em atuações na Sagrada Família, e como vigário geral junto ao Conselho Geral de Roma.
Padre Itacir concluiu os estudos de Filosofia na Universidade de Passo Fundo, os de Teologia no Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo, e obteve a licenciatura em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta (FAJE), de Belo Horizonte-MG.
Nos útlimos anos, Brassiani atuava como superior provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família, em Passo Fundo.