Os projetos estruturais das duas novas pontes sobre o Arroio Sampaio, entre Mato Leitão com Cruzeiro do Sul estão concluídos. As duas pontes foram destruídas na enchente histórica de abril. O custo estimado para reconstruir as duas estruturas está estimado em cerca de R$ 1,9 milhão.
Pelo acordo firmado entre os gestores dos dois municípios, a prefeitura de Mato Leitão assumiu o compromisso de elaborar os projetos, realizar soldagem de terreno e ainda auxiliar na execução das obras. A parte burocrática e tramitação de documentos junto ao governo federal além da licitação e contratação da empresa responsável pelas obras será realizada pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, por conta do decreto de Calamidade Pública.
Uma das estruturas, que era denominada de Ponte de Ferro, terá quase 39 metros de comprimento e cinco metros de largura. A nova ponte será mais alta que a anterior e ainda será possível aproveitar o pilar central. Já a Ponte Passo Fundo terá pouco mais de 50 metros de comprimento e dez metros de largura. Além disso, a estrutura também ficará mais alta e com vãos distanciados entre si para melhorar a vazão da água, além de tentar evitar com isso que entulhos fiquem presos nos pilares.
O engenheiro civil Samir Battisti, de Marques de Souza, contratado pela prefeitura Mato Leitão, entregou nesta semana os dois projetos. “É mais um passo importante que foi dado, considerando que o valor já está assegurado pelo governo federal. Resta agora aguardar a análise técnica que permitirá ao Município de Cruzeiro do Sul proceder à contratação e efetiva execução das obras, que se espera possa ser o mais rápido possível”, afirmou o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn.
O plano de trabalho envolve também a reconstrução de uma terceira ponte no Arroio Sampaio, em Linha Nova. Mas como fica totalmente no território de Cruzeiro do Sul, apenas a prefeitura local ficará envolvida. Ainda em maio, o governo federal garantiu recursos das novas pontes, por meio de um empenho de R$ 2.831.200,00, a partir da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.