Agilidade e mais fluidez nas operações comerciais são algumas das vantagens que justificam a mudança na nova estrutura comercial da Dália Alimentos. Durante o mês de julho, a direção da cooperativa optou por fortalecer ainda mais a estratégia comercial e o seu posicionamento, unificando as antigas divisões comerciais Lácteos e Carnes e Derivados para a atual nomenclatura: Divisão Comercial e Marketing (DCM).
Segundo o presidente-executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a alteração no organograma da Dália é reflexo do processo de reestruturação da empresa. “Durante a década de 1990, a cooperativa passou por diversas fases de transição e consolidou-se em 1996, quando assumi a Superintendência, hoje Presidência Executiva. Na ocasião, foram estruturadas Divisões de Negócios e de Apoio, além da Controladoria, com o objetivo de operar com um mínimo de divisões que consideramos necessárias para atender as necessidades da Dália”, afirma.
Auto-evolução
Carlos Alberto acrescenta que devido à importância e complexidade do sistema e a necessidade do desenvolvimento natural desta área, que é assessorada pelo Setor de Marketing, a direção decidiu pela divisão de duas áreas: carnes e lácteos. “Consideramos natural a atuação de duas divisões nesta área de vendas para sua auto-evolução. No entanto, com o passar dos anos, ambas evoluíram significativamente, estabelecendo controles, metodologia para precificação, critérios de venda, prazos e logística.”
Assim, a escolha foi fundi-las na Divisão Comercial e Marketing, gerenciada por um profissional encarregado de conduzir as operações, com a colaboração de Supervisores e Encarregados. Esta mesma gerência, enfatiza o presidente-executivo, também tem sob sua responsabilidade o controle da logística da entrega dos produtos Dália em todo o país, exceto a captação da produção, que é de responsabilidade da Divisão Produção Agropecuária (DPA).
Vantagens
Freitas elenca vantagens operacionais a partir da nova estrutura comercial. Entre elas, destaca a estrutura de negócios unificada, representando mais agilidade na interação e potencialização na venda de carnes e lácteos. Além disso, o dirigente enfatiza que a Dália dispõe de vasta experiência neste modelo de gestão de negócios e, ao longo dos anos, formou e estruturou os alicerces das equipes, para que os cargos disponíveis sejam supridos por profissionais formados na própria divisão comercial.
Unificação e organização
O comando da DCM está sob a gerência de Igor Estevan Weingartner, também vice-presidente Executivo. “Esse movimento já vinha sendo planejado há algum tempo, como parte de um processo de sucessão dos dois antigos gerentes, Paulo Weingartner e Rudimar Piccinini”, explica Igor, ao destacar que a equipe de vendas, na grande maioria, é uma só, os representantes são os mesmos e, consequentemente, a unificação das gerências fortalece o alinhamento das estratégias comerciais.
Weingartner ressalta que a operação ficará semelhante a que já vinha ocorrendo e que o principal objetivo é melhorar a fluidez das vendas e o relacionamento. “Os colaboradores dessas divisões continuarão desempenhando as mesmas atividades, portanto, na prática, não teremos grandes mudanças. Trata-se apenas de uma forma de trabalho mais enxuta para potencializar a área comercial.”
LEGENDA:
DCM está sob a gerência de Igor Estevan Weingartner, também vice-presidente Executivo da Dália
crédito: Kástenes R. Casali/divulgação