Reforma de pavilhões ganha ritmo com retirada de antiga cobertura

PARQUE DO IMIGRANTE

Reforma de pavilhões ganha ritmo com retirada de antiga cobertura

Estruturas de ferro podem ser reaproveitadas em outro local. Projeto em execução prevê a unificação dos espaços, criando um único pavilhão. Município corre contra o tempo para entregar obra antes da Expovale + Construmóbil

Reforma de pavilhões ganha ritmo com retirada de antiga cobertura
Pavilhões 2 e 3 serão unificados com a construção de uma nova cobertura. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Quem passa pelo Parque do Imigrante percebe um cenário bem diferente do habitual. Depois de servir como abrigo para centenas de famílias afetadas pela enchente durante quase três meses, o principal local para realização de eventos na cidade agora recebe a movimentação de trabalhadores e máquinas para a reforma dos pavilhões 2 e 3.

Com a próxima edição da Expovale + Construmóbil próxima, o município corre contra o tempo para garantir que os espaços estejam prontos para receber expositores. A retirada da antiga cobertura e das paredes, iniciada semana passada, foi o primeiro passo. Depois, será feita a junção dos pavilhões.

O plano do município e da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) é tornar essa estrutura unificada em um Centro de Eventos, com capacidade de receber um público maior de expositores e visitantes. Para isso, será construída e instalada uma cobertura metálica. A Seattle Construtora foi a empresa vencedora do processo licitatório.

Ao todo, o investimento na reforma com a nova cobertura será de R$ 668 mil e o governo de Lajeado trabalha com a projeção de que os trabalhos estejam concluídos ainda em outubro, para permitir a montagem dos estandes e espaços da feira regional. A programação ocorrerá de 7 a 10 e de 13 a 17 de novembro.

Novos acessos

Na manhã de ontem, uma empresa terceirizada trabalhava na retirada dos últimos ferros que sustentavam a antiga cobertura. As estruturas, que medem pouco mais de 20 metros de largura e pesam uma tonelada estão sendo deixadas, temporariamente, no próprio parque. O governo, porém, estuda aproveitá-las para utilizar em outras áreas de lazer da cidade.

“A ideia é que elas possam ser reaproveitadas no Parque dos Dick, um local que sedia muitos eventos. É uma possibilidade grande”, destaca o secretário municipal de Obras, Günther Meyer. Lembra que, em diversos casos, o município adquire estruturas temporárias para a realização desses eventos.

Meyer vistoriou os trabalhos no local e destacou a necessidade de novos acessos ao futuro Centro de Eventos, visto que a unificação dos pavilhões também deve resultar no fechamento das saídas existentes hoje. “Talvez tenhamos que fazer uma outra rampa de acesso, criar novas entradas à estrutura”.

Danos estruturais

Os pavilhões 2 e 3 costumam reunir a maior parte dos expositores nas programações da Expovale e Construmóbil. Nos últimos anos, apresentava danos estruturais, como problemas de infiltração, prejudicando a realização de outras atividades.

O último grande evento sediado no Parque do Imigrante foi a Festa à Fantasia, ocorrida em março deste ano. Em 30 de abril, recebeu as primeiras famílias desabrigadas pela enchente histórica do Rio Taquari. As últimas pessoas só deixaram o local no fim de julho.

Acompanhe
nossas
redes sociais