O central Lucão, campeão olímpico nos Jogos do Rio 2016, anunciou sua aposentadoria da Seleção Brasileira de Vôlei após a eliminação do time na Olimpíada de Paris 2024. Aos 38 anos, o atleta fez o anúncio logo após a derrota para os Estados Unidos por 3 sets a 1 (26/24, 28/30, 25/19 e 25/19) nas quartas de final do torneio masculino.
Lucão explicou que a decisão foi motivada pelo desejo de passar mais tempo com a família. “São 19 anos sem férias, oito anos sem participar de um aniversário do meu filho, sem estar presente em casa”, disse o jogador.
Ele destacou ainda a chegada de uma nova geração no voleibol, que, segundo ele, enfrentará um cenário de competição mais equilibrado. “A gente vai torcer bastante, vai acompanhar, e o que puder ajudar, a gente vai ajudar”, acrescentou. Após o retorno ao Brasil, Lucão se apresentará ao Sada Cruzeiro, em Belo Horizonte, para a próxima temporada.
Na Olimpíada de Paris, o Brasil avançou às quartas de final após terminar a fase de grupos em terceiro lugar, com duas derrotas e uma vitória. No entanto, a equipe teve dificuldades com o saque e precisou correr atrás do placar durante grande parte da partida contra os Estados Unidos, o que resultou na eliminação da competição.