Após período sem atividades devido as dificuldades de mobilidade provocadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais da Vale Log definiu o retorno das aulas. A primeira turma já está definida para os dias 19 a 23 de agosto, com participação de alunos de diferentes cooperativas do Estado.
As aulas ocorrem no laboratório da Escola, localizado na sede da Vale Log. Por mais de um mês, o espaço foi utilizado pelo escritório de contabilidade Vasconcelos, fortemente atingido pela cheia. Em nota, a empresa afirma que a cedência do espaço foi uma forma de cooperar com os conterrâneos, amigos e parceiros atingidos pela tragédia climática.
Focado em desenvolver habilidades e competências pessoais e profissionais para o desempenho da atividade de motorista de caminhão, o projeto já certificou mais de 250 motoristas desde 2022. A iniciativa da Vale Log tem parceria com o Sistema Ocergs – Sescoop/RS, Central Rede Transporte e Fecoagro. Interessados em participar podem se inscrever pelo site coopervalelog.com.br.
Minuano retoma exportações após enchentes
A fábrica de Arroio do Meio da Minuano embarcou o primeiro container para o mercado externo após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. A carga com destino à República do Congo, no continente africano, foi enviada na semana passada.
Em nota, a empresa afirma que o momento é muito simbólico e representa a resiliência e determinação em superar desafios. “Continuamos firmes em nossa missão de levar qualidade e inovação para o mundo.”
Cacis Mulher aborda livro “Negócios 360º”
O encontro mensal do núcleo do Cacis Mulher, em Estrela, teve como atração principal palestra com engenheira química e sócia-fundadora da Eco Diehl Saneamento, Franciele Diehl. Franciele falou sobre o livro “Negócio 360° Tudo o que você precisa saber para transformar suas ideias em lucro”, organizado por Fernanda Tochetto e Isaac Bertuol no qual a palestrante é uma das autoras.
Além da palestra, a noite também foi de troca de experiências e de relatos sobre os impactos da catástrofe climática que atingiu o Vale do Taquari. O encontro também serviu para apresentar novas sócias ao Núcleo. São elas Fernanda Henz, da Cresol, Carla Ropke da Estética Despertar, Beatriz Warken do Salão Bearte e Bruna Germany do Espaço Fluir e Verenice Immich da Rive Representações Comerciais.
RÁPIDAS
- Cursos técnicos gratuitos – O Senac-RS está com inscrições abertas para 3.781 vagas gratuitas de cursos técnicos presenciais e EAD e especializações técnicas. As vagas são oferecidas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) para cursos técnicos nas áreas de Ambiente, Comércio, Gestão, Saúde, Segurança, Tecnologia da Informação e Turismo. Para se candidatar a uma vaga, é preciso atender requisitos, como renda de até 2 salários mínimos per capta, idade e escolaridade, de acordo com cada curso. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho no site sencrs.com.br.
- Apoio ao setor elétrico – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove mudanças nas regras do setor para apoiar ações de recuperação do Rio Grande do Sul. A mais recente medida do órgão regulador foi tomada na terça-feira, 9, com a autorização do uso extraordinário dos recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) para iniciativas a serem adotadas em solo gaúcho. As verbas poderão ser aproveitadas para recuperações de redes elétricas, instalações de geradores emergenciais em lugares estratégicos como hospitais e a doação de equipamentos eficientes para consumidores da classe rural, sem a exigência de contrapartida.
Frase do dia
“O frio em julho virou um grande trunfo. É muito importante neste momento de retomada. As pessoas voltam aos centros comerciais para resolverem demandas específicas, desde casacos, blusas, calçados, edredons e até aquecedores. Há demanda reprimida ainda de 2023, que não teve frio típico da estação.” – Carlos Klein