Enchentes forçam mudanças em seções eleitorais

PENSAR ELEIÇÕES 2024

Enchentes forçam mudanças em seções eleitorais

No total, 21ª Zona Eleitoral teve 21 trocas nas cidades de Estrela, Colinas e Bom Retiro do Sul

Enchentes forçam mudanças em seções eleitorais
Eleitores que votavam na EMEF Leo Joas foram transferidos para a EMEI Paulo Freire (Foto: Ezequiel Neitzke).
Vale do Taquari
oktober-2024

Em virtude das enchentes de maio, a 21ª Zona Eleitoral, com sede em Estrela, anunciou a mudança de 21 seções eleitorais. Dessas, 19 foram porconta dos desastres climáticos. A escolha dos novos locais levou em conta a proximidade e a acessibilidade.

Em Estrela, a EMEF Leo Joas, que possuía 1.782 eleitores, teve todas as cinco seções realocadas para a EMEI Paulo Freire. O espaço, também no Bairro das Indústrias, recebe as da EMEI Estrelinha. Juntas, as sete possuem cerca de 2,5 mil eleitores, o maior espaço eleitoral de Estrela.

Os eleitores que votavam na Comunidade Católica São Pedro Canísio, em Arroio do Ouro, irão para o IEEEM, no Bairro Cristo Rei. Já os que votavam na EEEB Moinhos, no Bairro Moinhos, passarão para o Colégio Martin Luther, no Bairro Oriental.

A seção 108, na EEEF 20 de Maio, no Bairro Oriental, foi a única transferida sem ter sido afetada pela enchente em Estrela. Segundo Sandro Ferrari, chefe do Cartório Eleitoral, o motivo da troca foi a falta de acessibilidade. Os votantes foram repassados para o Colégio Martin Luther.

Em Bom Retiro do Sul as seções localizadas na EMEF Genny de Souza da Silva, no Bairro Goiabeira; no espaço da Associação Comunitária Nilo Harth, na Barra do Silva Jorge; e a localizada na Fazenda Espanhola, na Beira do Rio, foram realocadas para outros pontos (veja box).

Em Colinas, as seções 49 e 72 localizadas no EEEM Colinas passaram para Emef Ipiranga. Ferrari destaca que a comunicação com os eleitores afetados pelas enchentes será feita pela imprensa, visto que muitos cadastros não são atualizados há anos. “Precisamos divulgar amplamente. Já informamos aospartidos políticos e às autoridades locais, como a Câmara de Vereadores e a Prefeitura”, disse.

O chefe do Cartório ressalta que banners grandes serão colocados nas entradas dos principais locais alterados. “Os espaços terão um QR Code para que os eleitores possam verificar onde votarão. É importante também lembrar que o aplicativo e-Título está sempre atualizado com a localização da seção eleitoral”, afirma.

Ferrari comenta que na Linha Ano Bom Alto, em Colinas, já havia informado na eleição de 2022 que em 2024 a seção seria transferida para a Linha Ano Bom Baixo. “Pedimos aos mesários que divulgassem que aquela seria a última eleição naquele local, devido ao baixo número de votantes e ao risco ao sigilo do voto”, explica.

Alterações

Estrela

  • Seção 157 – Emei Pingo de Gente (Bairro Chacrinha) para IEEEM (Bairro Cristo Rei)
  • Seções 32 e 33 – Comunidade Católica São Pedro Canísio (Arroio do Ouro) para IEEEM (Bairro Cristo Rei)
  • Seções 44, 77, 131 – EEEB Moinhos (Bairro Moinhos) para Colégio Martin Luther (Bairro Oriental)
  • Seção 108 – EEEF 20 de Maio (Bairro Oriental) para Colégio Martin Luther (Bairro Oriental)
  • Seções 39, 80, 95, 130 e 142 – EMEF Leo Joas (Bairro das Indústrias) para EMEI Paulo Freire (Bairro das Indústrias)
  • Seções 156 e 167 – EMEI Estrelinha (Bairro das Indústrias) para EMEI Paulo Freire (Bairro das Indústrias)

Bom Retiro do Sul

  • Seções 28 e 92 – EMEF Genny de Souza da Silva (Bairro Goiabeira) para Emef Otávio Augusto de Faria (Bairro Centro)
  • Seção 192 – Associação Comunitária Nilo Harth (Barra do Silva Jorge) para Emef Anita Ferreira (Faxinal Silva Jorge)
  • Seção 184 – Fazenda Espanhola (Beira do Rio) para Colégio Martin Luther (Faxinal Silva Jorge)

Colinas

  • Seções 49 e 72 – EEEM Colinas (Centro) para Emef Ipiranga (Centro)
  • Seção 55 – Centro Comunitário Linha No Bom Alto (Ano Bom Alto) para Sociedade Esportiva e Cultural da Linha Ano Bom Baixo (Ano Bom Baixo)

Acompanhe
nossas
redes sociais