Governo aguarda análise da Defesa Civil sobre nova ponte

TRAVESSIA NO FORQUETA

Governo aguarda análise da Defesa Civil sobre nova ponte

Município solicitou complemento ao valor empenhado inicialmente pela União à obra, que ficará ao lado da Ponte de Ferro. Mesmo sem homologação de resultado de licitação, empresa readapta projeto original e permanece mobilizada

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Governo aguarda análise da Defesa Civil sobre nova ponte
Nova estrutura, ao lado da Ponte de Ferro, é orçada em R$ 13 milhões. Obras dependem de recursos da União. (foto: reprodução)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo de Lajeado aguarda retorno da União para dar andamento ao processo de construção de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta, que ficará ao lado da Ponte de Ferro. O município busca um complemento ao valor já empenhado pela União, de R$ 6,7 milhões. O projeto passa por adaptações em virtude da reconstrução da travessia histórica, ocorrida junho.

Segundo o prefeito Marcelo Caumo, a licitação aberta no fim de maio foi suspensa. A Medabil, de Nova Bassano, havia apresentado a melhor proposta, mas o resultado não foi homologado. “O que existe hoje é uma expectativa de direito, mas nada confirmado. Aguardamos agora um retorno do governo federal para avançarmos nesse processo”, salienta.

Caumo não descarta até mesmo a abertura de um novo processo licitatório, a depender da posição da União sobre os pedidos encaminhados pelo município a Brasília, pois implicaria em readaptação do projeto. “Nada do que está sendo veiculado agora tem garantia de que possa acontecer”, alerta.

Pelo projeto inicial, a nova ponte entre Lajeado e Arroio do Meio custaria cerca de R$ 11 milhões e teria duas pistas, em fluxo e contrafluxo, com oito metros de largura e 102,30 metros de comprimento. Seria executada em ferro e concreto.

Análise

A estimativa é de que a nova ponte entre as duas cidades tenha um custo de até R$ 13 milhões. O secretário executivo do Ministério da Reconstrução do RS, Maneco Hassen, pontua que houve reunião com Caumo na semana passada, em Lajeado, onde o pedido foi reforçado junto à Defesa Civil nacional.

“O Falcão (número 2 da Defesa Civil) participou, para alinharmos a forma de fazer a complementação. O novo pedido foi incluído e agora está em análise para verificar se está de acordo ou se precisa de ajustes”, comenta, sem precisar o tempo estimado para conclusão do processo.

“Estamos mobilizados”

CEO da Medabil, Paulo Costa salienta que aguarda por uma posição do Executivo de Lajeado sobre a obra. Até lá, frisa que a empresa permanece mobilizada para seguir com os trabalhos na futura ponte. “Sabemos que mudaram valores e é uma ponte totalmente diferente da original. Agora estamos no aguardo. A documentação foi entregue”, ressalta.

O projeto feito pela Medabil foi adaptado à nova realidade. Além disso, segundo Costa, a empresa “está investindo” na obra, mesmo sem a homologação do resultado. “Contratamos topografia, fizemos fundações e também trabalhamos internamente para fazer todo o projeto executivo. Avançamos bastante”.

Para ele, a abertura de uma nova concorrência aumentaria a burocracia do processo. “Se abrirem, vamos concorrer de novo. Temos a expertise, o conhecimento e queremos participar desse processo de reconstrução da região. Estamos mobilizados e prontos para iniciar”.

As pontes entre Lajeado e Arroio do Meio

  • Ponte de Ferro
    – Reconstruída em tempo recorde (duas semanas), após mobilização da iniciativa privada capitaneada pela Lyall Construtora e Incorporadora. Religou as duas cidades após mais de um mês, mas a passagem é restrita a veículos leves.
  • Ponte da ERS-130
    – Destruída na enchente do Rio Forqueta, terá uma nova estrutura no local. A obra foi licitada pela EGR e está sob responsabilidade da Engedal, de Santa Catarina. Os trabalhos no local já iniciaram e a projeção é de que a conclusão ocorra até o Natal.
  • Nova ponte sobre o Rio Forqueta
    – Ideia surgida no ano passado, ganhou força após a enchente deste ano. Inicialmente, seria feita onde estava a Ponte de Ferro (antes da reconstrução). Agora, a intenção é executá-la ao lado da estrutura histórica. Licitação aberta em maio foi suspensa e processo está em Brasília.
  • Ponte do Exército
    – Alternativa temporária para o trânsito de veículos pesados entre Lajeado e Arroio do Meio. Trabalhos se concentram nas cabeceiras e acessos. Assim que essa etapa for concluída, ocorrerá a montagem da estrutura metálica. Intenção é que esteja apta para uso em agosto.
  • Juntos pela Ponte
    – Movimento voluntário inspirado no exemplo de Nova Roma do Sul, chegou a arrecadar R$ 1,6 milhão em cerca de um mês. No entanto, após reconstrução da Ponte de Ferro, o grupo optou por encerrar a campanha e devolver o dinheiro a quem contribuiu.

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