Alunos do Ceat recebem certificação internacional de proficiência em inglês

RECONHECIMENTO

Alunos do Ceat recebem certificação internacional de proficiência em inglês

Certificado é concedido pela Universidade de Cambridge após prova em diferentes níveis feita na escola. Celebração na quinta-feira, 4, marca o momento. Escola também divulga projeto de nova construção

Por

Alunos do Ceat recebem certificação internacional de proficiência em inglês
João e Antônio estão entre os estudantes que recebem a certificação em nível avançado. (Foto: Bibiana Faleiro)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma celebração na Igreja Evangélica de Cristo, em Lajeado, marca a entrega de certificados aos estudantes do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), que atingiram níveis avançados de inglês em prova da Universidade de Cambridge, da Inglaterra. A certificação é internacional, concedida aos alunos após avaliação feita na escola. O momento de entrega será na quinta-feira, às 10h30min.

Mais de 60 estudantes recebem a certificação, que não possui validade e pode compor o currículo dos jovens para as próximas etapas acadêmicas ou profissionais. Essa proficiência em inglês é o exame de maior nível linguístico emitido pela universidade e atesta um nível altamente avançado e pleno domínio do idioma.

Professora de inglês e coordenadora da área de língua inglesa do Ceat, Emeli Elisa Dessoy destaca que a escola possui um projeto de línguas e, como obrigatoriedade do currículo escolar, os alunos fazem a prova de proficiência de Cambridge na 8ª série do Ensino Fundamental (EF) e 2º ano do Ensino Médio (EM). A avaliação é dividida por níveis, sendo o C2 o mais avançado. Ela ainda afirma que 63 estudantes atingiram os níveis C1 e B2, e outros 122 recebem certificados em outras categorias.

“A gente tem um progresso, nossos alunos iniciam o ensino lá no nível três, então já trabalhamos o inglês na Educação Infantil, nas séries iniciais e depois nas séries finais e Ensino Médio, bem focado nas habilidades de Cambridge”, destaca a professora.

De acordo com Emeli, alunos do 2º ano do EM que receberam a certificação do nível C1, que já se configura como uma proficiência avançada, podem seguir com a prova do C2 no próximo ano, caso tenham interesse. O objetivo da escola é possibilitar que os estudantes estejam preparados para o mercado de trabalho e se destaquem no idioma.

“Eles recebem a certificação internacional e podem usar ela depois. A gente entende que hoje o inglês é praticamente uma necessidade, não é nem mais um extra. Temos programas de intercâmbio também, então a gente já vê como parte da rotina o uso da língua”.

Preparados para o futuro

Estudante do 3º ano do Ensino Médio do colégio, Antônio Garcia Abreu está entre um dos alunos no nível mais avançado do idioma. Com aulas de inglês desde pequeno, ele conta ter feito aulas extraclasse antes de entrar no Ceat em 2018. Com a carga horária do idioma como parte do programa curricular, no entanto, tinha na instituição os estudos necessários da língua para se destacar.

Abreu ainda participou de um intercâmbio de um mês para a Inglaterra com o colégio e destaca a importância do idioma para a profissão em Relações Internacionais que pretende de seguir.

“Vai ser algo que vou utilizar muito, uma ferramenta que vai ajudar a minha vida”, acredita. O estudante ainda pretende buscar a certificação no nível C2 pela Universidade de Cambridge.

Também aluno do 3º ano do EM, João Antônio Trevisol Christ, frequenta o Ceat desde o berçário. Já inserido nos programas da escola dedicados aos idiomas, tomou gosto pelos estudos da língua inglesa, e também destaca a importância da proficiência para o futuro.

“Não sei ao certo o que vou fazer, mas em todas as áreas o inglês é útil, essencial. É um destaque muito bom, um passo a mais para o mercado de trabalho”, reforça. O estudante também recebe, na quinta-feira, o certificado de Cambridge no nível C1.

Ocupação no Alto do Parque

A nova área fica situada em um terreno de 7 hectares na Rua Nossa Senhora do Caravaggio, próximo ao Parque do Imigrante

O Ceat anunciou recentemente o projeto de expansão em Lajeado. Em resposta às recentes enchentes que afetaram todo o Vale do Taquari, o colégio avança com um plano estratégico para ocupação de um novo espaço destinado a ampliar a capacidade educacional e melhor atender às necessidades da comunidade escolar.

“Este projeto não é apenas uma resposta às adversidades recentes, mas uma oportunidade para fortalecermos nossa infraestrutura educacional de maneira resiliente e preparada para o futuro.”, destaca o diretor da escola, Rodrigo Ulrich.

A nova área, situada em um terreno de 7 hectares na Rua Nossa Senhora do Caravaggio, próximo ao Parque do Imigrante, foi selecionada por estar fora de zonas de risco de alagamento. O projeto inicial prevê a instalação da Educação Infantil, séries iniciais e estruturas esportivas, setores mais afetados pelas últimas intempéries.

A decisão final sobre a ocupação específica do terreno será tomada até o fim do ano, após a conclusão de um estudo detalhado de viabilidade que vai considerar aspectos como infraestrutura urbana, impacto ambiental e necessidades específicas da comunidade escolar.

Acompanhe
nossas
redes sociais