A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) enviou ofício ao governo federal para pedir a prorrogação do prazo de cadastro ao Auxílio Reconstrução. A União anunciou no sábado, 24, o fim do processo para esta terça-feira, 25.
LEIA MAIS: Lajeado faz plantão para cadastrar Auxílio Reconstrução
O documento é assinado pelo presidente da entidade e prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, e foi encaminhado ao ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. Conforme associação, 41% dos municípios do estado, que estão aptos a receber o benefício, ainda não fizeram a solicitação.
Entenda
O Auxílio Reconstrução foi criado pela Medida Provisória nº 1.219/2024. Por meio do benefício, famílias desalojadas ou desabrigadas podem receber R$ 5,1 mil em parcela única para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes.
CONFIRA OFÍCIO NA ÍNTEGRA
Exmo. Sr.
PAULO PIMENTA
DD. Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária
de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul
Excelentíssimo Ministro:
Na condição de Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, neste ato representando 27 (vinte e sete) Chefes dos Poderes Executivos, tendo em vista termos sido vítimas da maior enchente da história do Vale do Taquari, vimos através deste REQUERER a prorrogação do prazo para que os munícipes possam continuar realizando as solicitações do Auxílio Reconstrução e que este processo não tenha sua finalização na data de 25/06/2024, conforme anunciado nos veículos de comunicação estadual.
Importante ressaltar que tal medida visa dar dignidade aos milhares de gaúchos e gaúchas atingidos e que o valor de R$ 5.100,00 (cinco mil e cem reais), posto à disposição, está ajudando diretamente na sobrevivência e na reconstrução de suas vidas. Extinguir o excelente programa repentinamente causará danos irreparáveis ao Vale do Taquari. Importante ressaltar que 41 % dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul que estão aptos a receber o benefício e ainda não solicitaram.
Assim, REQUER-SE a prorrogação do Programa Auxílio Reconstrução, pelo período mínimo de mais 15 (quinze) dias. Na certeza do acolhimento da presente solicitação, antecipamos agradecimentos.
Respeitosamente.
Prefeito Edmilson Busatto
Presidente da AMVAT