A prefeitura municipal recebeu pedido de viabilidade e execução de um loteamento residencial com 30 unidades, em área longe de qualquer risco de inundação. A proposta foi encaminhada pela Richter Gruppe Urbanizadora, em reunião com o prefeito Fábio Mertz, o empresário e advogado Darci Gross e o vereador Wilkyns Gross.
CEO da empresa, José Paulo Richter afirma que o projeto integra o propósito da urbanizadora, que acompanha e propõe soluções para os desafios das cidades da região. “Não poderia ser diferente neste momento de vulnerabilidade dos municípios frente às cheias dos rios no Rio Grande do Sul. As pessoas precisam de locais seguros para morar e reconstruir suas vidas.”
Conforme Richter, a empresa participa de várias ações junto aos municípios atingidos pelas inundações. “Nossa proposta é de repensar o planejamento urbano e focar em soluções para disponibilizar novos lugares seguros de moradia, com dignidade e acessibilidade.”
Segundo ele, as obras de implantação da infraestrutura do loteamento serão iniciadas tão logo tiverem as devidas licenças liberadas. “Esse é mais um movimento em que nós, como empresa, nos colocamos a serviço das cidades. A moradia é um local de amparo e fortaleza, que possibilita dignidade às famílias e contribui para a economia girar.”
De acordo com o prefeito Fábio Mertz, a iniciativa é crucial para garantir que as famílias possam reconstruir suas vidas com segurança e tranquilidade, longe dos riscos de enchentes. “Este projeto visa reassentar quem vive em áreas vulneráveis a inundações, proporcionando-lhes novas moradias em locais seguros.”
Planejamento alterado
Em função das enchentes que assolaram o Vale do Taquari, o Richter Gruppe também alterou o cronograma de obras em Estrela. A construtora antecipará em seis meses a entrega de 100 lotes do empreendimento Vale Village, junto ao 386 Business Park.
Previstos para junho de 2025, as unidades serão entregues em dezembro deste ano. A intenção é fazer uma articulação junto ao poder público municipal para garantir celeridade na aprovação dos projetos construtivos das residências dos compradores dos lotes.
Richter também anunciou a criação de um novo loteamento, com 100 terrenos, na localidade de Costão. A licença de instalação do empreendimento foi assinada pelo prefeito de Estrela, Elmar Schneider. “Já estávamos nos movimentando neste sentido antes da enchente, mas agora temos muita pressa para colocar esse empreendimento no mercado.”