A antiga Brucom

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

A antiga Brucom

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Por volta de 1942, Oreste Güerino Comel iniciou uma oficina mecânica na rua Júlio de Castilhos, no que é hoje o Centro de Lajeado. Cinco anos depois, passou a revender veículos da antiga marca Dodge e, depois, da Austin, até 1957.

Nos anos 1960, no governo de Juscelino Kubitschek (que incentivava a indústria automobilística no país), a empresa passou a revender os antigos Simcas, da Chrysler. Em 1971, o que começou como uma pequena oficina se transformou na Brucom Veículos, junção dos sobrenomes dos sócios Brunet e Comel.

A revenda funcionou até 1981, quando seguiu no ramo de peças e serviços mecânicos para veículos, que funciona ainda hoje no Centro da cidade.

Há 20 anos…

Lombadas eletrônicas em Lajeado

A câmara de vereadores rejeitava o projeto para a instalação de lombadas eletrônicas nas rodovias 413 (entre Lajeado e Santa Clara do Sul) e 421 (Conventos a Forquetinha).

Conforme o projeto, duas lombadas ficariam no bairro São Bento, próximas às Emefs São João e São Bento, e outras duas unidades em Conventos, perto da Emef Vida Nova e Sinodal de Conventos.

Na época, essas rodovias eram estaduais. Hoje, correspondem às ruas Carlos Spohr Filho e Pedro Theobaldo Breitenbach, são municipalizadas e não têm lombadas eletrônicas em nenhum ponto.

Hoje é…

  • Dia dos Namorados
  • Dia do Correio Aéreo Nacional
  • Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
  • Dia do Enxadrista

Santo do dia: Santo Onofre

Acompanhe
nossas
redes sociais