Trailer da saúde em Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Trailer da saúde em Estrela

Por

Atualizado terça-feira,
11 de Junho de 2024 às 11:21

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 50 anos…

Trailer da saúde em Estrela

O município inaugurava uma unidade móvel de serviços odontológicos. O trailer visitaria as escolas do interior e atenderia estudantes com idade dos 7 aos 14 anos.

Na época, essa era uma iniciativa pioneira e a abertura oficial dos serviços foi feita na Escola Dom Pedro I, em Linha Clara (hoje, município de Teutônia). Quase 200 pessoas acompanharam o momento e a dentista Erni Wolf Koch era responsável pelos atendimentos.

 

 

 

 

 

Lajeado já tinha uma iniciativa parecida, mas voltada à área da educação com o ônibus-escola. Na época, a Unidade Móvel de Atendimento Diversificado (Umad) era um ônibus adaptado para dar aulas de técnicas domésticas, industriais, comerciais e agrícolas. O veículo percorria o interior de Lajeado e se tornou referência em todo o país.

Há 20 anos…

Livro sobre pedras preciosas em Forquetinha

O alemão Reinhard Balzer apresentava seu novo livro para a administração municipal de Forquetinha. A obra continha a história e informações sobre as pedras preciosas do Rio Grande do Sul. A pesquisa era focada em locais de extração que fossem de colonização alemã. Das 235 páginas da obra, cinco retratavam Forquetinha.

Na época, o estado estava em tratativas para a instalação de um Centro Tecnológico de Gemas e Joias e Balzer pretendia conseguir apoio da Alemanha para o projeto. O escritor já tinha criado um museu de pedras preciosas por lá e a maioria
era procedente do Brasil.

Anos depois, em 2005, foi criado o Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul por meio de um convênio entre o Governo Federal, a administração de Soledade e a Universidade de Passo Fundo.

Hoje é

  • Dia da Marinha Brasileira
  • Dia do Educador Sanitário

Santo do dia: São Barnabé

Acompanhe
nossas
redes sociais