Polícia Civil prepara mudança provisória para o São Cristóvão

LAJEADO

Polícia Civil prepara mudança provisória para o São Cristóvão

Órgão de segurança desiste de retornar à sede própria no Centro após enchente histórica e aluga imóvel em outro bairro. Licitação da nova Central de Polícia está marcada para 24 de junho

Por

Polícia Civil prepara mudança provisória para o São Cristóvão
Crédito: Mateus Souza/Arquivo
Lajeado

Depois de enfrentar três grandes enchentes em oito meses, a Polícia Civil decidiu mudar de endereço em Lajeado. O prédio de três andares no Centro da cidade, que abriga o órgão de segurança pública desde a década de 1980 e já sofria com problemas estruturais, não será ocupado novamente. A informação é da delegada regional de Polícia, Shana Luft Hartz.

A nova sede, que será alugada, fica no bairro São Cristóvão, distante da área de inundação. O local exato não foi revelado por Shana, pois o processo de locação ainda não foi finalizado. A ideia é que, no local, funcionem as quatro delegacias que antes atuavam no Centro. Hoje, todas estão provisoriamente no bairro Florestal, junto à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

“Dá outra vez (em setembro), já pensávamos em não retornar. Mas foi feita uma análise técnica pelo Estado e determinaram que a gente deveria voltar, pois não havia uma previsibilidade de uma nova enchente tão grande em pouco tempo. Agora não tem como. A água chegou até o terceiro andar”, recorda.

A documentação para assinatura do contrato já está em Porto Alegre e faltam alguns trâmites para que o processo seja finalizado. Shana estima que, em até 30 dias, as delegacias possam se mudar, com exceção da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que deve permanecer no Florestal por mais tempo em virtude das obras de adequação no prédio alugado.

A ideia é de que as delegacias permaneçam neste espaço, conforme Shana, até a construção da nova Central de Polícia, também no São Cristóvão. A licitação havia sido agendada para 9 de maio, mas foi suspensa em virtude da enchente em Porto Alegre. A nova data do certame é 24 de junho.

Acompanhe
nossas
redes sociais