Pesquisa histórica revela semelhanças entre enchentes na região

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Pesquisa histórica revela semelhanças entre enchentes na região

Tragédia de 1919 causou estragos significativos em várias localidades do Vale do Taquari

Por

Pesquisa histórica revela semelhanças entre enchentes na região
Juca e Waldemar Richter (Foto: Rodrigo Gallas)
Vale do Taquari

Em entrevista ao programa Frente e Verso desta segunda-feira, 10, o historiador e pesquisador Waldemar Richter e o CEO da Richter Gruppe, Juca Richter, trazem valioso material histórico sobre uma tragédia que assolou cidades do Vale do Taquari, em 1919. Baseado em um jornal da época, A Federação, de Porto Alegre, o relato testemunha os estragos causados por uma grande enchente na região, fornecendo paralelos surpreendentes com eventos recentes.

Segundo Richter, um amigo de Cascavel, no Paraná, enviou para ele o material, que descreve a enchente em Forqueta como comparável à ocorrida em maio deste ano. Ele, que já havia iniciado pesquisas sobre o assunto nas décadas de 70 e 80, conseguiu agora complementar estudos com essas informações.

Em 1919, a enchente causou inúmeros estragos como, por exemplo, em Canudos do Vale. “O primeiro Moinho de Pinheirinho foi arrastado pelas águas, enquanto famílias perderam casas, propriedades rurais e várias pessoas morreram, além de escolas e empresas da época também foram atingidas. Naquela época não tinha ajuda de governo”, descreve.

Marques de Souza registrou desmoronamentos e famílias soterradas em Linha Atalho e Linha Orlando. Richter enfatiza que este material histórico oferece uma oportunidade única para análise comparativa das enchentes que assolaram a região em diferentes períodos.

“Essa pesquisa nos permite traçar paralelos entre o que vivenciamos em 1941, 2020, 2023 e agora, em maio”. Essas semelhanças ressaltam a importância de compreender a história para lidar com os desafios atuais relacionados a eventos climáticos extremos e seus impactos na comunidade.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais