Pacto Lajeado pela Paz completa cinco anos e revela resultados do programa

PAZ NAS COMUNIDADES

Pacto Lajeado pela Paz completa cinco anos e revela resultados do programa

Aniversário foi celebrado na manhã desta segunda-feira, 10, com momento organizado no auditório da Secretaria de Educação

Por

Atualizado segunda-feira,
10 de Junho de 2024 às 11:40

Pacto Lajeado pela Paz completa cinco anos e revela resultados do programa
Coordenadores do Pacto Lajeado pela Paz, secretário Paulo Locatelli e Tânia Fröhlich Rodrigues

Com o objetivo de criar uma cultura de paz na comunidade, diminuir os índices de violência e abordar a educação socioemocional e parental, o Pacto Lajeado pela Paz iniciou em 2019 e, nesta segunda-feira, 10, completa cinco anos de atuação.

Para celebrar a data, foi organizado um momento de confraternização na manhã desta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Educação. O evento, simbólico, contou com a presença de secretários, parceiros do programa, do prefeito Marcelo Caumo e de representantes do Instituto Cidade Segura. 

Coordenadores do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues e o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, destacam que o programa atua em dois eixos: prevenção e aplicação da lei. Segundo eles, nestes cinco anos, os resultados percebidos na comunidade são muitos. 

Locatelli afirma que desde o início do projeto, houve uma redução de 40% dos homicídios. O período com menos homicídios em 25 anos na cidade, foram em 2021 e 2022. Desde o início do Pacto, todos os indicadores contra o patrimônio vem caindo. Foram mais de 40 reuniões integradas com as forças de segurança e 166 operações integradas. 

Além disso, foram mais de 15 grandes operações da Polícia Civil e inúmeras operações cotidianas da Brigada Militar. “O Pacto nos mostra a força que temos quando trabalhamos juntos. Mas mostra que não podemos nos descuidar porque podemos perder o que já conquistamos”, reforça Locatelli. 

Tânia também destaca a importância do trabalho feito nas escolas e no convívio familiar, com atividades que promovam uma escuta ativa e atenção ao comportamento das crianças e dos adolescentes. 

“São cinco anos de muito trabalho, de circulação pela comunidade, trabalhando pela prevenção da violência e bem estar das pessoas no individual e no coletivo”, reforça. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais