O que é o povo gaúcho?

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

O que é o povo gaúcho?

Por

Vale do Taquari

A definição de “gaúcho” no dicionário Aurélio é: “s.m. rio grandense do sul”. E para uns, o termo não vai além de um gentílico para quem nasce no Rio Grande do Sul. Na verdade o gaúcho é uma denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais, do bioma denominado pampa, que ocorre no sul da América do Sul, Argentina, Uruguai e Paraguai, também aos nascidos no Rio Grande do Sul.

O que pode-se dizer sobre o gaúcho de hoje, como se espalharam das lidas de campo onde os rodeios era juntar o gado e fazer marcação, capação e cura de feridas nos animais. Porém isto se difundiu através dos poemas, músicas, e costumes como chimarrão e o churrasco, alcançando os centros urbanos, onde o Rio Grandense tem orgulho de se denominar gaúcho, e de usar uma bombacha, cantar o hino do Rio Grande do Sul e hoje com o fenômeno social das hotelarias pra cavalos, este urbano-gaudio, pode inclusive ter seu cavalo, e desfilar no 20 de setembro.

Mas cuidado, não pense que o gaúcho é um povo violento, pois isto ficou no passado, las nas batalhas Farroupilhas e nas peleias em lugares onde se defendia a família e a própria honra. Hoje posso dizer que sou gaúcho com muito orgulho e defendo nossa tradição, e por isto o povo é chamado de valente, e em toda peleia se defende e levanta, pois assim será com o que vem acontecendo com o nosso estado, povo valente e que cura as feridas reconstruindo.

Acompanhe
nossas
redes sociais