O (novo) recomeço da gastronomia de Muçum

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

O (novo) recomeço da gastronomia de Muçum

Por

As enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024 testa a resiliência de empreendimentos localizado em Muçum. Felizmente, aos poucos, o importante turismo focado nas delícias gastronômicas vai sendo retomado na cidade. Saiba como ocorre o (novo) recomeço do Kiosque da Praça e do Let’s Bora Burguer.

Ajuda fundamental dos voluntários

Um dos restaurantes mais queridos de Muçum, o Kiosque da Praça já está com atendimento normalizado e cardápio completo. A retomada das atividades no dia 16 de maio só foi possível com a ajuda voluntária, conta a proprietária Loirane Marchetti.

Container azul que se popularizou entre os “bora lovers” reabriu as portas no último fim de semana com as deliciosas opções de hambúrgueres

“Se não fosse os anjos, os voluntários, a gente ainda estaria no meio do lodo, atolado, pois aqui entrou mais de 50 centímetros de lama”, ressalta a Nega, como é carinhosamente conhecida entre os clientes e amigos.
Localizado na Praça Cristóvão Colombo, o Kiosque é reconhecido por ter mais de 60 opções de pratos que trazem a originalidade do sabor gaúcho. Tem espaço fechado e ao ar livre no coração da cidade.

Kiosque reabriu no dia 16 de maio graças a ajuda dos voluntários. Cardápio diversificado é diferencial do restaurante

Instalado no local faz 16 anos, o empreendimento foi duramente atingido pelas duas grandes enchentes em menos de oito meses. Conforme Nega, nesta cheia foi possível salvar estoque e objetos, diferente da catástrofe de setembro que acabou pegando de surpresa a empreendedora. Entretanto ela ressalta que os estragos na estrutura foram maiores neste episódio climático.

Mais informações sobre o Kiosque da Praça podem ser obtidas no Instagram oficial @kiosquedapraca_.

Num ano aberto, atingido pelas maiores cheias

Sensação da cidade, o Let’s Bora Burguer abriu as portas em um descolado container azul no bairro Guaporé, próximo da ERS 129. Começou as atividades presenciais em 2022 com o delivery e ampliou o atendimento ao local fixo em abril de 2023.

Por infelicidade do destino, em pouco mais de um ano aberto sofreu com as duas grandes enchentes em uma comunidade que antes disso nunca havia sido atingida pela água. Em maio, a bela área externa ficou 1,60 metro submerso.

A retomada das atividades ocorreu no último fim de semana de maio, após um cuidadoso processo de limpeza do local. Conforme a proprietária Talise Souza, o movimento dos “bora lovers” está intenso, mostrando o carinho que os clientes têm pelo empreendimento.

O Let’s Bora se destaca por ser a primeira hamburgueria de Muçum. O cardápio conta com sete hambúrgueres feitos de forma artesanal e com carne preparada na brasa, além de porção de fritas, anéis de cebola e almofadinha de queijo. Detalhe para os nomes curiosos que fazem menção a narrativas da cidade.
Mais informações sobre o Let’s Bora Burguer podem ser obtidas no Instagram oficial @lets_boraburguer.

Acompanhe
nossas
redes sociais