Prefeitos buscam apoio aos projetos de dragagem nos rios

minimizar impactos

Prefeitos buscam apoio aos projetos de dragagem nos rios

Representantes de cidades banhadas por mananciais e que também sofreram com as cheias, se reuniram em Taquari na tarde desta quarta-feira, 5. Iniciativa é da Grampal

Por

Prefeitos buscam apoio aos projetos de dragagem nos rios
Foto: Karine Pinheiro
Vale do Taquari

A Associação dos municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Grampal) busca apoio para viabilizar dragagem nos rios que passaram pelas cheias durante o mês de maio. O objetivo é fazer a limpeza dos mananciais e, por consequência, minimizar o impacto das inundações. O grupo se reuniu na prefeitura de Taquari na tarde desta quarta-feira, 5, para definir as ações.

O trabalho é coordenado pelos prefeitos de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, e de Taquari, André Brito. Com essa iniciativa, a expectativa é que seja feita a dragagem desde a bacia hidrográfica Taquari-Antas até a bacia do Guaíba. Os representantes buscam reunir órgãos competentes para garantir a celeridade deste processo.

O prefeito André Brito afirma que as tratativas devem iniciar o quanto antes. “Temos que debater o assunto antes que caia novamente em esquecimento. Sem a vazão do rio em outras regiões, a água fica represada em Taquari, que sofreu bastante com isso também. Com lodo e entulho, não tem mais espaço dentro do manancial”, comenta.

A construção deste projeto deve ocorrer por meio de pesquisas, com apoio das universidades. Prefeito de Sapucaia do Sul, Rodrigues diz o que o grupo deve ser oficializado a partir da próxima semana. A próxima reunião deve ocorrer em Porto Alegre, na Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), com presença do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Ministério Publico.

Acompanhe
nossas
redes sociais