Medabil sugere nova travessia ao lado da Ponte de Ferro

RIO FORQUETA

Medabil sugere nova travessia ao lado da Ponte de Ferro

"Construir em cima dos pilares atuais pode custar mais caro", afirma CEO da construtora vencedora da licitação

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Atualizado quarta-feira,
05 de Junho de 2024 às 10:48

Medabil sugere nova travessia ao lado da Ponte de Ferro
Administrador e CEO da Medabil, Paulo Costa e Cassiano Coradin, engenheiro e gerente de engenharia. (Foto: Rodrigo Gallas).
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Construtora Medabil, vencedora da licitação para construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, no local da histórica Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio, projeta erguer uma nova estrutura ao lado da existente. A ideia inicial da prefeitura era de tirar a ponte de ferro e sobre o pilar dentro do rio Forqueta construir uma ponte de duas pistas.

Conforme o administrador e CEO da Medabil, Paulo Costa, para poder dar uma resposta com questões técnicas que possam sustentar a estrutura, será necessário um teste de carga no local e, em seguida, avaliação. “É difícil com apenas imagens de drone testar uma ponte de 1939. Não é possível precisar se aquele pilar central tem condições de sustentar uma nova estrutura que pesa em torno de mil toneladas de aço e concreto. É quase impossível daquele pilar sustentar a estrutura nova, assim como as cabeceiras.”

Além disso, Costa destaca que dentro do projeto executivo, a empresa pretende apresentar uma solução um pouco diferente da atual. “Temos um modelo que está sendo estudado que não contenha pilar na área central, apenas os pilares na ponta, sem a pressão no canal do rio.

Com estrutura robusta e uma interação entre o concreto e aço, vigas em aço e a bandeja em cima de concreto, o projeto prevê também a elevação do nível das cabeceiras. “Para garantir a segurança e a mobilidade urbana no Vale do Taquari, estamos estudando a possibilidade de elevar uns dois a três metros para se ter uma garantia de que a água não vá alcançar novamente a estrutura”, reforça o engenheiro da empresa, Cassiano Coradin.

Preservação da ponte de Ferro

A ideia, segundo Costa, é manter a atual Ponte de Ferro e construir uma nova estrutura ao lado. “O intuito é manter todo o apelo histórico dessa ponte e, em avaliação feita, o custo de fazer reforços tanto no pilar central como nas cabeceiras acaba se tornando financeiramente mais oneroso para o poder público. Vamos levar à prefeitura esse projeto executivo contemplando uma construção ao lado da existente, o que acaba também evitando transtornos de acessos impedidos à comunidade.”

Processo de execução

Ceo da Medabil garante que o prazo para a execução do projeto será cumprido, levando em conta uma nova estrutura e não usar o que sobrou da antiga. “Somente os quatro pilares podem levar até 80 dias e o cronograma completo deve ser cumprido dentro do prazo estabelecido, respeitando o projeto que será apresentado à prefeitura.

Sobre a empresa

Responsável pela execução de mega projetos, a Medabil, de Nova Bassano, atua em mais de 30 países, com três unidades fabris e um faturamento de R$ 1 bilhão por ano, 60 milhões de metros quadrados construídos ao longo dos 57 anos de trajetória.

A empresa apresentou a melhor proposta, de R$ 10 milhões, cerca de R$ 800 mil a menos do que valor inicial do projeto de execução da obra.

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