Conheça o Jardim Secreto das Suculentas de Venâncio Aires

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Conheça o Jardim Secreto das Suculentas de Venâncio Aires

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Linha 17 de Junho, interior de Venâncio Aires, esconde um cantinho cheio de plantas, decoração curiosa e gastronomia da colônia. O Jardim Secreto das Suculentas é o destino ideal para os amantes do turismo rural.

O ponto turístico iniciou as atividades em 2020 quando Cláudia Raasch criou um Instagram para vender terrários. O movimento coincidiu com a pandemia da Covid 19, período em que muitas pessoas começaram a procurar o local para ter contato com a natureza.

O jardim passou a não ser mais tão secreto assim. Num pequeno pedaço da propriedade, Cláudia e o marido Sérgio Müller instalaram bancos, paletes e balanço para os turistas relaxarem. A charmosa decoração é feita com objetos doados e combina perfeitamente com o ambiente ao ar livre.

A magia do jardim são o Arroio Forquetinha e outro riacho que transformam a propriedade em uma ilha. No curso d’água é possível encontrar as ruínas de uma antiga barragem, parte do moinho que gerava energia elétrica no passado.

A venda de suculentas ocorre de quarta a domingo, das 13h às 18h. São mais de 650 espécies disponíveis aos clientes. A entrada custa R$ 10,00, sendo revertida para a compra de uma planta.

Aos grupos acima de 15 turistas, o Jardim Secreto das Suculentas oferece um delicioso café da colônia preparado no fogão a lenha instalado embaixo de uma árvore. O cardápio conta com frutas da época e outras delícias feitas apenas com produtos da casa. Neste caso, a visita deve ser agendada com custo de R$ 10,00 pela alimentação.

O nome do ponto turístico vem do filme “Jardim Secreto”, de 1993. Na história, os protagonistas descobrem um jardim abandonado e o transformam num local cheio de vida capaz de curar a tristeza.

Venda de suculentas ocorre nas tardes de quarta a domingo. São mais de 650 espécies disponíveis na propriedade

Da mesma forma, o Jardim Secreto das Suculentas de Venâncio Aires oferta experiências revigorantes aos turistas. Mais informações do destino no Instagram oficial  @jardim_secreto_das_suculentas_.

Presente para o “Seu Presença”

Personagem emblemático da maior catástrofe do Vale, Milton Alves da Silva, 64, ganhou uma viagem para as Termas Romanas da Kondor Turismo. Essa foi a forma encontrada pela agência para homenagear o morador de Lajeado atingido por três enchentes nos últimos oito meses.

Seu Presença, como é mais conhecido no bairro Carneiros, viralizou em vídeo divulgado pelo Grupo A Hora. Com uma mensagem de superação, Presença lembrou da morte da esposa na enchente de setembro de 2023 e destacou que os bens materiais podem ser recuperados com trabalho árduo. O vídeo alcançou sete milhões de visualizações no Instagram.

Diretora da Kondor, Cátia Kolling e Seu Presença

Cuidado com golpes

Além da estrutura danificada pela enchente, o Brasili Burguer, de Estrela, teve o nome maculado por golpistas. Os criminosos criaram uma conta falsa da hamburgueria para coletar dados de clientes oferecendo descontos e promoções inexistentes. Vale ressaltar que o perfil oficial do empreendimento é o @brasiliburguer. Qualquer variação dessa página deve ser denunciada.

Acompanhe
nossas
redes sociais