Dia do meio ambiente

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Dia do meio ambiente

Por

Amanhã, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, é marcada por importantes mobilizações ao redor do mundo em prol do meio ambiente. Este ano, a campanha foca na restauração do solo – especialmente das áreas degradadas e desertificadas, e está contemplada na Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021-2030.

Meio ambiente local

No recorte local, temos, sim, solo degradado pelas últimas enchentes – e também pelas intervenções humanas. As margens dos rios e arroios estão expostas, sem vegetação, sem proteção. Segundo dados da ONU, cerca de 90% da produção alimentar depende do solo, que também ajuda a regular o fluxo de água, a filtrar poluentes e a apoiar a diversidade vegetal e animal.

Nossa parte

Falar em ONU, em dia mundial, parece muito distante… Mas são as ações do dia a dia, de cada cidadão daqui ou do outro lado do mundo, que podem mudar uma realidade. Para o 5 de junho, cinco sugestões: separe os resíduos e descarte no dia certo da coleta; faça um jardim e evite impermeabilizar o solo do seu pátio, da sua rua; instale calhas e colete água da chuva; plante hortaliças, flores, arbustos, árvores; compre o necessário e não desperdice.

Engajamento

A Docile promove a live Vamos falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente – um encontro para incentivar o engajamento em ações de voluntariado. A convidada é a coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado, Gilmara Scapini. A live, nesta quarta-feira, dia 5, das 19h às 20h, tem transmissão pelo Teams, acesso em: https://acesse.one/LiveMeioAmbiente.

Doação

O Jardim Botânico de Lajeado, por meio da Secretaria de por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), começou ontem e segue até sábado com doação de mudas. Cada pessoa pode retirar até cinco unidades. Basta apresentar comprovante de residência e identidade. O atendimento até quinta-feira é das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Na sexta-feira, dia 7, é das 9h às 14h. E no sábado, das 9h às 11h30. Contatos pelo telefone e whatsapp (51) 3982-1099. Ação faz parte da Semana do Meio Ambiente.

Regenerar

A programação deste ano conversa com o propósito da ONU de regenerar a natureza e formar um futuro mais sustentável. “Regeneração é a palavra mais importante no momento. A ideia da programação é trazer esperança, recuperando áreas degradadas”, destaca a bióloga Jardim Botânico, Edith Ester Zago de Mello.

Agenda

O VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Universidade do Vale do Taquari – Univates acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho. O evento contará com a participação do climatologista Carlos Nobre. Renomado cientista brasileiro, é responsável pela criação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCCT-INPE) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-MCTI).

Acompanhe
nossas
redes sociais