A antiga capela do Colégio Madre Bárbara

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

A antiga capela do Colégio Madre Bárbara

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A estrutura ficava ao lado do velho prédio da escola, na rua Borges de Medeiros, no Centro de Lajeado. A capela e o prédio foram demolidos em 1967 e, hoje, no espaço, está o pátio da educação infantil, ao lado do ginásio.

As primeiras sete irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria chegaram em Lajeado em 1897 para fundar uma escola católica na cidade. As aulas iniciaram em fevereiro daquele ano para 140 alunos no então chamado Colégio Sant’Ana, localizado numa antiga casa da rua Borges de Medeiros.

Em 1909, com o aumento no número de estudantes, um novo prédio foi construído. A estrutura tinha três andares e foi por muito tempo a maior construção da cidade. Ao lado, em 1935, foi erguida a capela Sant’Ana, que podia abrigar cerca de cem pessoas.

Depois do incêndio da Igreja Matriz de Lajeado, em 1953, foi nessa pequena capela que as missas da cidade foram organizadas enquanto a nova igreja era construída.

Alguns anos depois, em 1967, a capela e o prédio ao lado, de 1909, foram demolidos. No lugar, hoje, está o prédio do Laboratório de Ciências e do Miniauditório.

A icônica fachada do Colégio Madre Bárbara, na esquina da Avenida Benjamin Constant com a rua Borges de Medeiros, foi construída em 1943, época em que a escola trocou o nome de Sant’Ana para Madre Bárbara. Foi nesse período que a instituição passou a oferecer o Curso Normal, o primeiro no interior do Estado para formação de professores.

Há 50 anos, os maiores ICMS de Estrela

O município divulgava a relação das 30 empresas que mais geraram Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Estrela no ano de 1973. No comparativo entre o total de 1972 e 1973, a Cervejaria Polar tinha registrado o maior crescimento, de 308%. Em segundo lugar estava a Cooperativa Languiru, com 134% de aumento.

Naquele tempo, vários municípios ainda não eram emancipados de Estrela e as empresas dessas localidades entravam na contagem da cidade, caso da Metalúrgica Hassmann (Imigrante) e Cooperativa Languiru (Teutônia), por exemplo.

Maior ICMS em 1973

  1. 1º – Cervejaria Polar (hoje desativada em Estrela)
  2. 2º – Cooperativa Languiru (Teutônia)
  3. 3º – R. Affonso Augustin S.A. (antigo Curtume Augustin, em Canabarro, Teutônia)
  4. 4º – Metalúrgica Hassmann (Imigrante)
  5. 5º – Costa S.A. (antiga indústria de sabão em Estrela)

Maior ICMS em 1972

  1. 1º – Cervejaria Polar
  2. 2º – R. Affonso Augustin
  3. 3º – Cooperativa Languiru
  4. 4º – Marchanteria Bom Retirense
  5. 5º – Metalúrgica Hassmann

Hoje é

  • Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão
  • Dia do Engenheiro Agrimensor
  • Dia do Gestor Comercial

Santo do dia: São Francisco Caracciolo

Acompanhe
nossas
redes sociais