Laudos de geólogos apontam riscos em áreas do Morro São Roque

ARROIO DO MEIO

Laudos de geólogos apontam riscos em áreas do Morro São Roque

Composta por cerca de 40 famílias, comunidade quilombola mora no distrito de Palmas, interior do município

Por

Atualizado segunda-feira,
03 de Junho de 2024 às 16:53

Laudos de geólogos apontam riscos em áreas do Morro São Roque
Foto: Gabriel Santos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um laudo geológico recente aponta que algumas áreas do Morro São Roque necessitam ser evacuadas devido à instabilidade do solo. A comunidade quilombola no distrito de Palmas, interior de Arroio do Meio, é composta por cerca de 40 famílias.

O estudo geológico revelou que o terreno montanhoso da região apresenta vários riscos. Ainda em maio, moradores foram retirados em duas oportunidades por equipes do Corpo de Bombeiros e Exército.

A análise e o relatório conclusivo destacou a necessidade de medidas estruturais para mitigar o movimento de massa, o que exigirá um estudo mais detalhado e um monitoramento contínuo nos próximos meses para garantir a segurança dos moradores.

No ano passado, o município, em parceria com o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), havia encaminhado a contratação e construção de 17 moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida Rural. No entanto, após a análise geológica, a construção foi considerada inviável devido à instabilidade do solo.

Foto: Gabriel Santos

NOVAS ÁREAS

Diante desse cenário, a recomendação é que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Rural, adquira novas áreas de terras para reassentar as famílias de forma digna. A estimativa é que 50 hectares seriam suficientes para o reassentamento.

O pedido foi entregue no domingo, 2, ao ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta.

Acompanhe
nossas
redes sociais