“Somos do Vale”: o turismo precisa de sua ajuda

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

“Somos do Vale”: o turismo precisa de sua ajuda

Por

Falar sobre turismo em meio à maior catástrofe ambiental e humanitária do Rio Grande do Sul pode parecer inadequado. Mas não é. Como qualquer empreendimento, o turismo gera renda, movimenta a economia e precisa existir para que o sustento de uma cadeia gigante de profissionais.

Posso afirmar com convicção que o setor foi um dos mais afetados pela enchente histórica de maio. Num levantamento rápido dos 400 destinos cadastrados no portal do 365 vezes no vale, constatei que mais de 50 atrativos naturais, empreendimentos privados e pontos públicos acabaram invadidos pela água. Alguns nem existem mais, tamanha foi a destruição.

Até aqui nem levamos em conta o impacto indireto para outras centenas de negócios turísticos que não foram atingidos, mas que estão há 30 dias sem condições de trabalhar. O prejuízo é gigantesco.

Por isso, entidades regionais lançaram na quarta-feira uma importante campanha para fortalecer o turismo. O “Somos do Vale” busca a promoção dos destinos locais, qualificação dos empreendedores e reconstrução dos pontos de visitação.

Qualquer pessoa pode se engajar no “Somos do vale” e ajudar o setor turístico. Assim que se sentir confortável para momentos de lazer, opte pelos empreendimentos da região. Existem centenas de pessoas que precisam da sua visita para poderem trabalhar.

Além disso, várias vaquinhas nas redes sociais buscam doações para espaços que foram totalmente devastados. Nessa coluna, já trouxemos os exemplos do Camping dos Vales (Arvorezinha) e do Paraíso Tropical V13 (Vespasiano Corrêa).

A campanha “Somos do vale” quer estimular o orgulho de pertencer à região na medida que incentiva a economia local a se reerguer. Se visitar algum ponto turístico daqui use a #somosdovale.

A iniciativa é da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales, e conta com o apoio do Sebrae, do APL – Arranjo Produtivo Local, Emater, Portal 365 Vezes no Vale e Portal Curta a Viagem.

Recomeço da Kondor Turismo

Agência de Santa Clara do Sul, a Kondor Turismo retomou os grupos de passeio nessa semana. Uma das viagens levou turistas para conhecer o Parque Witeck (Novo Cabrais) e o Aqueduto Candelária, dois destinos de beleza natural e importância histórica no Vale do Rio Pardo.

Foi impactante ver a felicidade dos empreendedores ao receberem turistas novamente depois de quase um mês de pausa forçada. Sem ponte em Candelária, o trajeto levou quase o dobro do tempo. Mas é uma prova que os passeios regionais podem ocorrer.

Repost do leitor

O Jean Souza resgatou esse arquivo de como era a Cascata do Paredão (Capitão) antes da enchente histórica. Esperamos que o destino continue com o mesmo charme.

Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!

 

Acompanhe
nossas
redes sociais