Vale cria 890 postos de trabalho em abril

ECONOMIA

Vale cria 890 postos de trabalho em abril

Ainda sem efeitos da catástrofe climática do começo de maio, região alcança marca significativa de novos empregos formais ao longo de 2024

Por

Atualizado sábado,
01 de Junho de 2024 às 10:30

Vale cria 890 postos de trabalho em abril
No Vale, acumulado do ano supera o dos últimos 12 meses. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depois de fechar o primeiro trimestre de forma promissora, a região manteve o ritmo na geração de empregos formais em abril. No quarto mês do ano, foram abertos 890 novos postos de trabalho no somatório dos 38 municípios do Vale. O levantamento foi feito a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem, 29.

O saldo positivo é fruto de 6,1 mil admissões e 5,4 mil desligamentos no mercado de trabalho regional. O resultado, no entanto, contrasta com a situação atual, de incertezas em virtude da enchente histórica do começo de maio. O real impacto da catástrofe climática no setor deve refletir na próxima divulgação mensal do Caged.

Pelo balanço detalhado, o destaque de abril fica para as três cidades mais populosas do Vale. Juntas, Lajeado, Teutônia e Estrela representaram pouco mais de 60% na abertura de postos de trabalho no período. Encantado e Arroio do Meio também apresentaram desempenho expressivo e aparecem logo atrás na lista dos municípios que mais contribuíram para o saldo positivo.

Na contramão, nove das 38 cidades registraram mais desligamentos do que contratações no mês anterior. Entre elas, estão Taquari, Roca Sales, Westfália e Santa Clara do Sul, cujo saldo foi o pior. Os números, porém, ficam bem abaixo dos momentos mais delicados enfrentados pela região em 2023.

Força de setores

Quando analisados os números cidade a cidade, os números variam. Lajeado, por exemplo, teve o desempenho mais uma vez impulsionado pelo comércio local, que respondeu por 102 dos 268 postos de trabalho abertos em abril. Serviços (85) e construção civil (74) também tiveram uma contribuição importante.

Em Teutônia, o comércio também foi essencial para o bom resultado do período, com mais da metade das vagas criadas. Já Estrela teve os setores de serviços e da indústria impulsionando a empregabilidade.

Melhor em cinco anos

Das 38 cidades do Vale do Taquari, somente Colinas, Doutor Ricardo e Westfália estão com acumulado negativo em 2024. No restante da região, o saldo é positivo em quatro meses, com 3,4 mil postos de emprego formal abertos.

É o melhor desempenho para quatro meses desde a implementação do Novo Caged, em 2020. Naquele ano, o resultado regional de janeiro a abril foi impactado pela pandemia, sendo o único a registrar saldo negativo. Desde então, 2022 tinha a melhor arrancada, com 2,7 mil empregos formais criados.

Melhores e piores de abril:

Saldo positivo:

  • Lajeado: 268
  • Teutônia: 155
  • Estrela: 137
  • Encantado: 54
  • Arroio do Meio: 40

Saldo negativo: 

  • Relvado: -3
  • Taquari: -7
  • Roca Sales: -14
  • Westfália: -15
  • Santa Clara do Sul: -17

Acompanhe
nossas
redes sociais