Mapeamento em Linha Harmonia revela áreas com risco de deslizamento elevado 

TEUTÔNIA

Mapeamento em Linha Harmonia revela áreas com risco de deslizamento elevado 

Estudo foi feito pelo Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma), com apoio da Defesa Civil e governo municipal

Por

Mapeamento em Linha Harmonia revela áreas com risco de deslizamento elevado 
Crédito: Divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Foram constantes os dias de chuva ao longo de maio, que tornanram desafiadora a análise das movimentações do solo de Linha Harmonia, em Teutônia. O mês foi concluído com um parecer técnico completo a respeito da situação. Diante dos fatos, 14 famílias foram novamente notificadas. Destas, dez residentes em áreas de elevado risco de deslizamento. Todas alertadas sobre o teor do parecer.

De acordo com o relatório apresentado pelo Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma), as áreas analisadas apresentam escorregamentos rotacionais, reativados em virtude dos intensos volumes de chuva registrados a partir do dia 30 de abril. Além das fissuras, foram mapeados também pontos de movimentação de massa do tipo rastejo, alguns, inclusive, com evidências de movimentações antigas, ocorridas antes deste episódio.

Diante da análise, foram demarcadas três áreas específicas, duas caracterizadas como de elevado risco de deslizamento e outra com moderado risco de movimentação. Tais constatações permitiram a delimitação das zonas de abatimento, que têm possibilidade de escorregamento, e zonas de acomodação, onde, teoricamente, a massa poderá ser sustentada caso deslize. Os moradores situados nestas localidades foram novamente contatados e orientadas sobre o risco.

Os moradores das áreas 1 e 3, na Linha Harmonia Alta, e identificadas como de alto risco, foram orientados a não permanecerem em seus imóveis. A recomendação, em caráter cautelar, leva em consideração o iminente risco de movimentações que podem atingir residências imediatamente próximas e as mais distantes. Já as quatro famílias que residem no perímetro da área 2, caracterizada como de risco moderado, também em Linha Harmonia Alta, foram notificadas quanto à necessidade de atenção em relação as condições climáticas para permanência em suas casas.

Plano de contingência

Cada uma das orientações repassadas aos moradores seguem recomendações da coordenadoria regional da Defesa Civil e do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Ao encontro das ações que já vinham sendo realizadas desde a primeira constatação de movimentação – acompanhamento, acolhimento das famílias e transparência na comunicação – a Defesa Civil municipal desenvolve um plano de contingência, que deve nortear atitudes necessárias diante de diferentes possíveis situações futuras, como a necessidade de evacuação.

Ainda na quinta-feira, dia 30 de maio, o Coordenador da Defesa Civil, Valdemir de Lima esteve no local para dar andamento ao mapeamento e à identificação das famílias. “É fundamental que possamos contar uns com os outros. Será uma via de mão dupla. Nós, como Defesa Civil, precisamos do apoio dos moradores, e estamos comprometidos com a situação, fazendo o melhor possível diante do que está acontecendo. Nosso intuito é, e sempre será, proteger a vida de quem vive ali”, afirma.

Segurança às moradias

Diante dos alertas e pedidos de evacuação emitidos ao longo de maio, a Defesa Civil e o Poder Público Municipal solicitaram à Brigada Militar de Teutônia reforço no patrulhamento de Linha Harmonia, a fim de resguardar os bens materiais das famílias que, eventualmente, tiveram que deixar suas casas em busca de local seguro. “A corporação de pronto atendeu o pedido. Agradecemos à Brigada Militar pelo apoio que empenham desde o começo da situação”, pontua Japonês.

Ao encontro disso, a equipe da Assistência Social acompanha as ações e se coloca à disposição das famílias que precisarem de suporte ou abrigo temporário até que a situação possa ser novamente avaliada.

Acompanhe
nossas
redes sociais